Governo confirma para 8 de setembro retomada do setor de eventos no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os pontos, analisados em reunião por videoconferência liderada pelo governador Wellington Dias, foram aprovados pelo comitê técnico.

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) Ampliado aprovou, na tarde desta terça-feira (1º), novas deliberações relacionadas a atividades profissionais, econômicas e educacionais, atingidas pelas restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus em âmbito estadual.

Os pontos, analisados em reunião por videoconferência liderada pelo governador Wellington Dias, foram aprovados pelo comitê técnico e serão encaminhados para publicação.

O COE autorizou a ampliação do quadro de servidores públicos em atuação na modalidade presencial. Agora até 50% do total de funcionários públicos poderão estar presentes no local de trabalho. Inicialmente só 30% do quadro estava autorizado a comparecer às repartições.

O comitê liberou também a retomada de estágios para alunos de cursos superiores na área de saúde. Estudantes a partir do 8º período poderão desenvolver as atividades práticas supervisionadas em unidades de saúde que não atendam a pacientes com Covid-19. Ficou estabelecida a obrigatoriedade de aplicação de testes nos estagiários.

O COE manteve para o dia 8 de setembro a autorização para retomada de eventos culturais no Piauí. O eventos de pequeno porte deverão seguir a métrica mínima de 4m² ocupados por pessoa, com o distanciamento mínimo de 2m entre os participantes, e lotação máxima de cem pessoas por evento em área aberta ou semiaberta.

Os grandes eventos só podem ser executados na modalidade drive in formato onde os participantes assistem à apresentação artística de dentro do carro. O limite será de mil pessoas ou 250 carros com quatro ocupantes cada.

“É exigido que o motorista não faça uso de bebida alcoólica. Além de proibido o consumo ao volante, aumenta o risco de acidente automobilístico e a consequente e ocupação de leitos hospitalares, inclusive de UTI”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária estadual, Tatiana Chaves.

Educação

Outro ponto em pauta na reunião foi a retomada das aulas presenciais na escolas de ensino regular. Preocupado com a preparação dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governador Wellington Dias sugeriu a abertura de um diálogo envolvendo representantes das escolas públicas e particulares, pais de alunos, e membros do COE, para avaliar a possibilidade de retomar o ensino presencial especificamente para alunos do 3º ano do ensino médio.

“Esta abertura envolveria entre 60 e 70 mil pessoas, cerca de 7% do público total alcançado com a retomada completa do setor de educação. Estamos tratando de estudantes com maior maturidade, cientes dos cuidados que devem tomar. O grande objetivo é reduzir a desigualdade do alunado do Piauí com o de outros estados, visto que eles vão entrar numa concorrência âmbito nacional (Enem)” explicou o governador.

Pelo cronograma vigente, as aulas presenciais podem ser retomadas no próximo dia 22 de setembro. Na reunião de hoje o COE optou aguardar um posicionamento do Comitê Científico do Nordeste, que deve se reunir esta semana para tirar uma deliberação sobre o tema, só então será decidido que posição prevalecerá em nível estadual.

Reuniões Políticas

A audiência tratou ainda do regramento necessário para a realização de reuniões de cunho político-partidário, com vistas às eleições municipais. O posicionamento do COE é pelo limite de até cem pessoas neste tipo de encontro, mesmo número admitido em eventos culturais e sociais de pequeno porte

Ficou acertada uma reunião para esta quarta-feira (2), envolvendo membros da Justiça Eleitoral, Ministério Público, Associação Piauiense de Municípios (APPM) e COE, para estabelecer as regras a serem obedecidas para evitar aglomerações e a consequente transmissão da Covid-19.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes

O Ministério da Saúde iniciou a liberação de mosquitos Aedes aegypti machos e estéreis na aldeia Cimbres, no município...

Show católico com Adriana Melo encerra festejos de Nossa Senhora de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O show católico da cantora Adriana Melo, realizado na noite desta sexta-feira, 12...

Piauí participa do maior mutirão de cirurgias da história do SUS neste fim de semana

O Hospital da Polícia Militar (HPM) e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) participarão da ação, que faz parte do...

Moraes diz que retirada de sanções contra ele e esposa é ‘vitória do Judiciário brasileiro’

Ministro do STF agradeceu atuação do presidente Lula; Estados Unidos retiraram ele e a esposa da lista da Lei...
spot_img

Banco do Brasil adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

Uma das maiores instituições financeiras do país vai passar a disponibilizar crédito orientado para os inscritos no Cadastro Único O...

MS realiza o maior mutirão da história do SUS com mais de 61,6 mil cirurgias e exames neste fim de semana

São quase 200 hospitais mobilizados em todo o país para atender a população, com mais de 11,5 mil cirurgias...
spot_img

Posts Recomendados