Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Gaeco prende prefeito Quirino Avelino, esposa e empresários em Itaueira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Também foi preso o secretário de Obras do Município de Itaueira, Gaston de Sousa Cavalcante.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em nova fase da Operação Perpetuatio, prendeu na manhã desta terça-feira (22), o prefeito de Itaueira Quirino de Alencar Avelino, sua esposa Maria de França Avelino, o secretário de Obras do Município de Itaueira, Gaston de Sousa Cavalcante os empresários Jeremias Pereira da Silva e Edivá de Sousa Cavalcante. A Polícia Civil e Polícia Militar estão dando apoio a ação.

Prefeito Quirino Avelino – Foto: Marcelo Cardoso

Os investigados são acusados de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, associação criminosa, dentre outros crimes.

Afastamento

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí determinou o imediato afastamento de Quirino Avelino do cargo de prefeito de Itaueira. O presidente da Câmara Francisco Antônio da Silva já foi notificado da determinação e dará posse ao vice-prefeito às 17h de hoje.

Quirino Avelino liderava organização criminosa

De acordo com o GAECO, o atual prefeito de Itaueira, Quirino Avelino (PTB), é suspeito de liderar organização criminosa que atua para fraudar licitações públicas e desviar dinheiro público.

As investigações giram em torno de três frentes: a primeira delas é referente à aquisição fraudulenta de uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde; o segundo fato tem relação com construções e reformas de obras públicas, inclusive pavimentação de vias e o terceiro em decorrência da não prestação adequada e fraudes no serviço de transporte escolar.

Ainda de acordo com GAECO, o prefeito Quirino se utilizou de empresas de fachada e de servidores públicos para macular processos licitatórios.

Gaeco ofereceu denúncia

Foram denunciados Quirino de Alencar Avelino, Edivá de Sousa Cavalcante, Gaston de Sousa Cavalcante, Maria de França Avelino, Genival Joaquim de Moura, Eliene Helena dos Santos Moura, Roberto Lima de Farias, Jeremias Pereira da Silva, Francisco Vieira da Silva e Raimundo Fagner Siqueira Bueno.

Prejuízo de quase R$ 2 milhões

Os valores desviados já contabilizados foram de R$ 1.724.613,38 (um milhão, setecentos e vinte e quatro mil, seiscentos e treze reais e trinta e oito centavos), sendo que ainda estão sendo auditados outros contratos, para totalizar o valor desviado pela organização criminosa.

Operação Perpetuatio

O nome da Operação Perpetuatio faz referência à perpetuação do gestor à frente do município de Itaueira, utilizando práticas fraudulentas para auferir vantagens ilícitas à frente da gestão pública. Os alvos presos estão sendo encaminhados para o Presídio Vereda Grande, localizado em Floriano, e os documentos apreendidos para a sede do Ministério Público, também em Floriano.

Com informações do GP1

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe sediará mais uma edição da Expedição Náutica neste sábado, 5 de julho

Por Gleison Fernandes. Guadalupe se prepara para sediar, neste sábado (5), a 2ª Expedição Náutica no Lago da Barragem de...

Quem deseja a anistia de Bolsonaro e dos acusados de 8 de janeiro?

A Câmara dos Deputados está prestes a pautar um projeto que concede anistia aos condenados pelos ataques golpistas de...

Sistema Faepi Senar Piauí marca presença na 3ª edição do NEON com estande interativo e startups do agro

O Sistema Faepi Senar Piauí participa da 3ª edição do Nordeste On (NEON), considerado o maior evento de inovação...

Júnior Nato busca solução para problemas no abastecimento de água em Jerumenha em encontro na APPM

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, participou na quinta-feira (3) de uma reunião...
spot_img

Prefeita de Canavieira, Érika de Albuquerque Fonseca, contratou quase 1 milhão de reais, com dispensa de licitação

Somente uma empresa de Floriano ganhou cinco contratos na gestão municipal. As contratações referem-se a serviços de assessoria jurídica,...

Soldado brasileiro do Maranhão perde parte da perna após pisar em mina terrestre na guerra da Ucrânia

Militar ficou desaparecido por 20 dias; ele aguarda recuperação para voltar ao Brasil Um soldado brasileiro teve parte da perna...
spot_img

Posts Recomendados