Desembargador nega retorno de Luciano à prefeitura de Bertolínia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Luciano Fonseca foi solto, mas não conseguiu retornar ao cargo até o presente momento.

ACUSADO DE PRÁTICA DE CORRUPÇÃO

O desembargador José James Gomes Pereira, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), negou o retorno ao cargo de Prefeito de Bertolínia do gestor Luciano Fonseca, afastado por decisão judicial quando da deflagração da Operação Bacuri, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em força-tarefa com outros órgãos (TCE-PI, PRF, CGU, PC-PI e PM-PI).

Luciano Fonseca

O prefeito afastado havia ingressado com um mandado de segurança, alegando excesso de prazo para início da instrução processual criminal e a necessidade do respeito à vontade das urnas.

No caso em específico José James Gomes Pereira entendeu que Luciano Fonseca estaria somente “inconformado” com a decisão do desembargador Pedro Macêdo, daí o ingresso do mandado de segurança pleiteando retorno ao cargo, porém, sem demonstrar direito líquido e certo, vez que o afastamento do prefeito acusado de práticas de corrupção em meio a uma suposta organização criminosa seguiu os ditames das regras processuais vigentes.

Pedro Macêdo havia negado liminar no âmbito de agravo de instrumento impetrado por Luciano Fonseca, em decisão que confirmava entendimento prévio do juízo da Vara Agrária, segundo o desembargador José James Gomes Pereira.

“É de se destacar que embora a doutrina e jurisprudência venham admitindo a impetração de mandado de segurança contra decisão judicial, mesmo que passiva de recurso, somente é admissível a impetração quando a decisão impugnada se reveste de flagrante ilegalidade ou de caráter teratológico, o que não vem ao caso, pois a decisão ora impugnada foi prolatada em conformidade com as regras processuais pertinentes”, destacou em sua decisão José James.

Além de que, destacou, segundo a “Súmula 267 do Supremo Tribunal Federal, não é cabível mandado de segurança quando se tratar decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo”.

Daí porque indeferiu “liminarmente a inicial, denegando a segurança”.

“MÁFIA”

O GAECO já chegou a usar o termo “máfia”, quando ainda do pedido de manutenção da prisão preventiva do prefeito afastado, para se referir a grupo “chefiado” pelo gestor petista.

Para os promotores do grupamento do Ministério Público Estadual “trata-se, como se vê, de bem articulada organização criminosa que agia desviando recursos públicos, na qual o denunciado chefiava uma verdadeira máfia, uma quadrilha organizada, que administrava os recursos públicos de forma irresponsável e criminosa, afrontando os interesses da coletividade”, assinalaram.

Por Rômulo Rocha – Do Blog Bastidores

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

União entre prefeitos da base aliada vai fortalecer eleição da APPM, diz presidente

Após consenso, líderes do PT, MDB e PSD decidiram o nome de Admaelton Bezerra para disputar a presidência da...

PSD de Júlio César vai exigir vaga de vice na chapa do governador Rafael Fonteles

A ascensão do partido após as eleições deste ano fortaleceu sua importância na base governista. Após se consolidar como uma...

Estudantes Seduc conquistam 205 medalhas na Olimpíada Científica de Língua Portuguesa do Piauí

Além da premiação em medalhas, os estudantes e professores irão receber bolsa de Iniciação Científica Júnior, do Conselho Nacional...

Compradores de celulares roubados são obrigados a devolver aparelhos no Maranhão

A Polícia enviou mensagens nos próprios aparelhos, para que os compradores se apresentassem. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança...
spot_img

Israel confirma morte de de Hashem Safieddine, possível sucessor de chefe do Hezbollah

Safieddine era primo de Nasrallah e comandava o conselho executivo do grupo extremista, que cuidava de assuntos financeiros e...

Prefeita Neidinha Lima e deputado Georgiano Neto fazem balanço das eleições e discutem novas ações para Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA Nesta terça-feira, 22 de outubro, a prefeita de Guadalupe, Neidinha Lima, esteve em...
spot_img

Posts Recomendados