Nacional MS anuncia que vai comprar a vacina chinesa

MS anuncia que vai comprar a vacina chinesa

-

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 20, que irá comprar a vacina chinesa contra a covid-19 desenvolvida pela Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo.

Serão adquiridas 46 milhões de doses do imunizante, que começarão a ser distribuídas no primeiro semestres de 2021.

Fábrica de vacinas da Sinovac em Pequim, na China (REUTERS/Thomas Peter)

A Coronavac fará parte do Programa Nacional de Imunizações calendário nacional de imunização e será aplicada em todo o Brasil, segundo o ministro da pasta Eduardo Pazzuelo.

“Temos a expertise de todos os processos que envolvem esta logística, conquistada ao longo de 47 anos de PNI. As vacinas vão chegar aos brasileiros de todos os estados”, disse.

Vacina segura

A CoronaVac ainda está em testes no Brasil, porém, o primeiro resultado dos ensaios clínicos a  foram publicados nesta semana. A avaliação mostrou imunizante é seguro.

Dos 9 mil voluntários com idade entre 18 e 59 anos no país, apenas 35% deles tiveram reações adversas leves, como dor no local da aplicação ou dor de cabeça. Não houve qualquer registro de efeito colateral grave durante a testagem.

Essa avaliação, no entanto, não leva em consideração a eficácia do imunizante. Isso ainda está sendo analisado e o resultado do estudo será conhecido até o fim do ano. Depois disso, restará apenas a liberação de registro pela Anvisa para que comece a vacinação.

O desenvolvimento da vacina no Brasil foi iniciado em julho, por meio de parceria entre a biofarmacêutica Sinovac Life Science, com sede em Pequim, e o Instituto Butantan. O acordo prevê transferência de tecnologia para o Brasil, que começará a produzir as doses ainda este mês. As 46 milhões de doses da vacina estão previstas até dezembro deste ano.

Da CATRACA LIVRE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Carreta com bois tomba e vários animais morrem na BR-316 no Piauí

A carga saiu de Gonçalves Dias no Maranhão e tinha como destino a cidade de João Pessoa, capital do...

Ocupação de leitos de UTI chega a 94%, maior da pandemia em Teresina

A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) atingiu 94% em Teresina, um recorde em toda a...

Bíblia Sagrada é encontrada intacta após incêndio que destruiu loja do “Tem Tem” em Floriano

A loja de variedades ficou completamente destruída por um incêndio de grandes proporções, com inúmeras explosões, na noite de...

Primeiro satélite 100% brasileiro é lançado com sucesso de base indiana

Satélite, lançado na Índia nesta madrugada, fornecerá dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, especialmente na...

Pix passa a ser usado para pagar impostos estaduais e municipais

Segundo o Banco do Brasil, os governos do Acre, do Piauí e de São Paulo iniciaram a integração à...

Profissionais da Saúde de Guadalupe recebem capacitação sobre ventilação mecânica e manejo de pacientes com Covid-19

Além das técnicas do manuseio correto de pacientes com insuficiência respiratória, houve treinamento também sobre o uso do aparelho...

Posts Recomendados