Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

China encontra coronavírus em pacotes de carne de porco importados do Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O vírus estaria nos pacotes do produto, ainda não foi divulgado o nome do frigorífico responsável pelo lote.

Um distrito da província chinesa de Shandong detectou covid-19 em pacotes de 1 lote de carne de porco congelada importada do Brasil.

Moradores do distrito de Wendeng, na cidade de Weihai, que podem ter entrado em contato com a carne suína devem informar às autoridades.

Não foi informado, entretanto, a qual frigorífico brasileiro pertencia o lote.

A ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) disse, por nota, que a covid-19 estaria na embalagem do produto, podendo ter ocorrido a contaminação durante as etapas de transporte do produto.

“As informações divulgadas até aqui destacam que os traços de covid-19 eventualmente encontrados estavam na EMBALAGEM do produto, o que indica que a contaminação deve ter ocorrido fora da unidade produtora –por exemplo, em uma das várias etapas de transporte até a chegada ao destino”, disse em nota.

Destacou ainda que a associação está em contato com as autoridades brasileiras para apoiar no levantamento de informações. E lembrou que não há evidências de contaminação do vírus a partir do consumo de alimentos.

Essa não é a 1ª vez que a China encontra o vírus em carne importada do Brasil. Em 13 de agosto, foi detectada a presença do novo coronavírus na superfície de uma asa de frango congelada.

O lote era destinado a cidade de Shenzhen, sul da China. O vírus foi encontrado depois de uma amostra ter sido enviada para centros locais de controle de doenças.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou, por nota, que “não foi comunicado oficialmente pelas autoridades chinesas“.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA DA ABPA

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) está em contato com as autoridades brasileiras para apoiar o levantamento de informações sobre a ocorrência no distrito de Wendeng, na cidade de Weihai (China), divulgada pelas autoridades locais.

As informações divulgadas até aqui destacam que os traços de Covid-19 eventualmente encontrados estavam na EMBALAGEM do produto, o que indica que a contaminação deve ter ocorrido fora da unidade produtora – por exemplo, em uma das várias etapas de transporte até a chegada ao destino.

A ABPA lembra que não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus, conforme ressaltam a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

As informações são da Reuters.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Papa Leão XIV adota medida contra abusos sexuais cometidos por membros da igreja

O papa Leão 14 nomeou neste sábado (5) um arcebispo francês como novo líder da comissão do Vaticano sobre...

Mais de 17 milhões de famílias terão conta de luz gratuita, anuncia governo

Benefício atinge inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo; Congresso tem 120 dias para aprovar a...

Mais de 200 embarcações participam da 2ª Expedição Náutica no Lago de Boa Esperança, com largada em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Neste sábado, 5 de julho, Guadalupe foi novamente sede de um evento que...

Prefeitura de Teresina proíbe mototáxis com motos acima de 10 anos de fabricação

Um decreto da Prefeitura de Teresina, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (4), altera as regras para circulação de...
spot_img

Silvio Mendes oficializa alterações na cúpula da Fundação Municipal de Saúde de Teresina

O Prefeito Silvio Mendes oficializou no Diário Oficial do município as alterações na cúpula da Fundação Municipal de Saúde...

Em meio à crise com o congresso, governo libera R$ 2,5 bilhões em emendas na semana

Ao todo, os parlamentares têm R$ 50 bilhões em emendas disponíveis para 2025. Desse total, 11,1% já foram empenhados;...
spot_img

Posts Recomendados