Média móvel de internações por Covid volta a crescer na Grande SP

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O índice atual é de 596 internações por dia, entre casos suspeitos e confirmados nos sistemas público e privado.

A média móvel de novas internações por Covid-19 na Grande São Paulo nesta sexta-feira (13) é maior em novembro do que em outubro. Em meados do mês passado, São Paulo chegou ao menor nível da série histórica, iniciada em abril, com 499 internações diárias em 17 e 18 de outubro, e agora, em novembro, o número voltou a subir.

O índice atual é de 596 internações por dia, entre casos suspeitos e confirmados nos sistemas público e privado.

Médicos de 14 hospitais privados da capital também apontam crescimento no número de internações por Covid-19 neste segmento, e alertam que a tendência pode se alastrar para a rede pública.

Nesta sexta-feira, o Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, afirmou que o número de internações subiu nos últimos dias.

Segundo nota, entre quinta-feira (12) e a sexta-feira (13) “foram registradas 18 novas internações relacionadas à Covid-19. O número supera a média de hospitalizações contabilizadas diariamente nas últimas semanas. Hoje, são 68 leitos ocupados por pacientes com diagnóstico confirmado para a doença. Da última semana de setembro ao dia 12 de novembro, a média de internações oscilou entre 50 e 55 pacientes infectados pelo SARS-Cov-2. “

O hospital observou também o aumento de testes realizados. “Entre 20 e 26 de outubro, a média diária foi de 869 exames, sendo 82 positivos. De 27 de outubro a 02 de novembro, de 867, com 97 positivos. Entre 03 e 09 de novembro, a média foi de 1017 e de 155 confirmações.”

O governo de São Paulo não divulgou nesta sexta o número de mortes por Covid-19 por conta de problemas no sistema de notificação nacional, administrado pelo Ministério da Saúde. A previsão é a de que o sistema volte à normalidade apenas na segunda-feira (16), após o primeiro turno das eleições municipais.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, disse nesta sexta-feira que há “indícios” de que a pasta tenha sido alvo de ataques cibernéticos. Na semana passada, o ministério informou apenas que um vírus foi localizado na quinta-feira (5) na rede de computadores do órgão. Na sexta, a pasta admitiu apenas um “incidente”, sem dar detalhes do problema que afetou por dias a atualização dos dados de casos e mortes por Covid-19 em todo o país.

O estado de São Paulo chegou a ficar cinco dias sem atualizar as mortes por Covid-19 devido aos problemas no sistema Sivep, que reúne notificações de mortes e de casos graves da doença. Outros estados tiveram atrasos na atualização dos dados nos últimos dias, mas apenas Amapá e São Paulo não publicaram nenhum balanço neste período.

Em nota enviada nesta sexta, a secretaria estadual da Saúde afirma que “mais uma vez não conseguiu fazer o processamento total de dados de Covid-19 por problemas no sistema Sivep do Ministério da Saúde”.

“A instabilidade do sistema federal fez com que nos últimos 7 dias o estado conseguisse processar os dados em apenas 2, impactando diretamente na contabilização dos óbitos da semana epidemiológica 45, que terminou no último sábado, e na atual”, afirma a pasta em nota.

Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (12) o secretário estadual de saúde, Jean Gorinchteyn, negou o aumento no número de internações. Representantes do governo também disseram possuir dados para hospitais privados que desmentem o aumento de internações neste segmento. “Nós trabalhamos com números oficiais e estes números oficiais não revelam o que foi exposto pela mídia”, disse.

O médico Marcio Sommer Bittencourt, mestre em saúde pública pela Universidade de Harvard, avalia que, se o governo possui dados específicos para os hospitais privados, eles deveriam ser públicos.

“O governo discorda das nossas analises de aumento de casos internados por Covid-19. Eles têm um banco de internações dos hospitais privados. Que tal ter transparência completa com estes dados para vermos onde erramos?”, questiona.

Por G1 SP, TV Globo e GloboNews — São Paulo

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Deputado Georgiano Neto enaltece liderança feminina de Adriana Sá na tradicional Festa do Vaqueiro em Landri Sales

O deputado Georgiano Neto destacou a liderança política de Adriana Sá, ressaltando a importância de uma mulher ocupar esse...

Deputado Fábio Xavier reforça apoio a Adriana Sá e destaca legado familiar durante Festejos de Santa Cruz em Landri Sales

Festejos de Santa Cruz têm um significado especial para Landri Sales, sendo considerados um dos principais momentos religiosos da...

Conheça o smartphone superpoderoso Pura 70, da Huawei, que pode ser uma ameaça ao iPhone

Nova linha da empresa chinesa lançada neste mês tem como destaque os recursos avançados de fotografia Lançada neste mês pela...

Governador visita obras e autoriza reforma de escola e implantação do Piauí Saúde Digital em Capitão Gervásio Oliveira

No município, além de autorizar novas melhorias, Rafael Fonteles visitou serviços em andamento. O governador Rafael Fonteles esteve no município...
spot_img

Lula garante recursos para o Rio Grande do Sul, atingido por temporais

Presidente se reuniu com governador do estado, Eduardo Leite O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (2),...

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

Eduardo Leite pede ajuda e que população deixe áreas de risco O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite,...
spot_img

Posts Recomendados