Média móvel de internações por Covid volta a crescer na Grande SP

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O índice atual é de 596 internações por dia, entre casos suspeitos e confirmados nos sistemas público e privado.

A média móvel de novas internações por Covid-19 na Grande São Paulo nesta sexta-feira (13) é maior em novembro do que em outubro. Em meados do mês passado, São Paulo chegou ao menor nível da série histórica, iniciada em abril, com 499 internações diárias em 17 e 18 de outubro, e agora, em novembro, o número voltou a subir.

O índice atual é de 596 internações por dia, entre casos suspeitos e confirmados nos sistemas público e privado.

Médicos de 14 hospitais privados da capital também apontam crescimento no número de internações por Covid-19 neste segmento, e alertam que a tendência pode se alastrar para a rede pública.

Nesta sexta-feira, o Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, afirmou que o número de internações subiu nos últimos dias.

Segundo nota, entre quinta-feira (12) e a sexta-feira (13) “foram registradas 18 novas internações relacionadas à Covid-19. O número supera a média de hospitalizações contabilizadas diariamente nas últimas semanas. Hoje, são 68 leitos ocupados por pacientes com diagnóstico confirmado para a doença. Da última semana de setembro ao dia 12 de novembro, a média de internações oscilou entre 50 e 55 pacientes infectados pelo SARS-Cov-2. “

O hospital observou também o aumento de testes realizados. “Entre 20 e 26 de outubro, a média diária foi de 869 exames, sendo 82 positivos. De 27 de outubro a 02 de novembro, de 867, com 97 positivos. Entre 03 e 09 de novembro, a média foi de 1017 e de 155 confirmações.”

O governo de São Paulo não divulgou nesta sexta o número de mortes por Covid-19 por conta de problemas no sistema de notificação nacional, administrado pelo Ministério da Saúde. A previsão é a de que o sistema volte à normalidade apenas na segunda-feira (16), após o primeiro turno das eleições municipais.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, disse nesta sexta-feira que há “indícios” de que a pasta tenha sido alvo de ataques cibernéticos. Na semana passada, o ministério informou apenas que um vírus foi localizado na quinta-feira (5) na rede de computadores do órgão. Na sexta, a pasta admitiu apenas um “incidente”, sem dar detalhes do problema que afetou por dias a atualização dos dados de casos e mortes por Covid-19 em todo o país.

O estado de São Paulo chegou a ficar cinco dias sem atualizar as mortes por Covid-19 devido aos problemas no sistema Sivep, que reúne notificações de mortes e de casos graves da doença. Outros estados tiveram atrasos na atualização dos dados nos últimos dias, mas apenas Amapá e São Paulo não publicaram nenhum balanço neste período.

Em nota enviada nesta sexta, a secretaria estadual da Saúde afirma que “mais uma vez não conseguiu fazer o processamento total de dados de Covid-19 por problemas no sistema Sivep do Ministério da Saúde”.

“A instabilidade do sistema federal fez com que nos últimos 7 dias o estado conseguisse processar os dados em apenas 2, impactando diretamente na contabilização dos óbitos da semana epidemiológica 45, que terminou no último sábado, e na atual”, afirma a pasta em nota.

Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (12) o secretário estadual de saúde, Jean Gorinchteyn, negou o aumento no número de internações. Representantes do governo também disseram possuir dados para hospitais privados que desmentem o aumento de internações neste segmento. “Nós trabalhamos com números oficiais e estes números oficiais não revelam o que foi exposto pela mídia”, disse.

O médico Marcio Sommer Bittencourt, mestre em saúde pública pela Universidade de Harvard, avalia que, se o governo possui dados específicos para os hospitais privados, eles deveriam ser públicos.

“O governo discorda das nossas analises de aumento de casos internados por Covid-19. Eles têm um banco de internações dos hospitais privados. Que tal ter transparência completa com estes dados para vermos onde erramos?”, questiona.

Por G1 SP, TV Globo e GloboNews — São Paulo

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeitura de Floriano recebe, pela 4ª vez, o ‘Selo Ambiental A’ do ICMS Ecológico

A secretária de Meio Ambiente, Haila Oka, ressaltou que o selo comprova o compromisso da gestão do prefeito Antônio...

Guadalupe conquista pela quarta vez o Certificado do Selo “A” Ambiental, cumprindo oito critérios

A prefeita Neidinha Lima, em declaração ao Portal Cidade Luz, expressou sua satisfação com a recente conquista do município...

Agricultores vão receber Garantia Safra; veja cidades no Piauí

Pelo menos 20 mil famílias deverão receber o benefício. A Secretaria da Agricultura Familiar do Piauí (SAF) confirmou o pagamento...

Florentino Neto é eleito coordenador da bancada do Piauí no Congresso Nacional

O parlamentar vai substituir o deputado federal Flávio Nogueira. O deputado federal Florentino Neto (PT-PI) foi eleito o novo coordenador...
spot_img

Rafael Fonteles lança a primeira conferência internacional do Brasil sobre energias renováveis

Conferência será realizada no período de 3 a 5 de junho, no Centro de Convenções de Teresina. O governador Rafael...

“Alexandre de Moraes interferiu nas eleições no Brasil”, denuncia Elon Musk

Dono da rede social X faz grave denúncia e coloca em xeque as eleições 2022. O empresário Elon Musk fez...
spot_img

Posts Recomendados