Presidente do TSE faz críticas a quem defende a volta do voto impresso

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“Os resultados das eleições saem da própria urna imediatamente após o término da votação”, disse Barroso. Em tom irônico, o ministro também afirmou que “para quem gosta de voto impresso, vamos passar a distribuir esse resultado que sai da urna”.

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, criticou na segunda-feira (16), pessoas que defendem a volta do voto impresso nas eleições brasileiras.

Luís Roberto Barroso

A fala soou como indireta ao presidente Jair Bolsonaro, que está entre as pessoas que apoiam a volta do sistema antigo ou de uma versão híbrida, em que os votos nas urnas são impressos imediatamente depois que o eleitor registra a opção no equipamento.

“Os resultados das eleições saem da própria urna imediatamente após o término da votação”, disse Barroso. Em tom irônico, o ministro também afirmou que “para quem gosta de voto impresso, vamos passar a distribuir esse resultado que sai da urna”.

O resultado da eleição é acessível a qualquer pessoa, como afirma o ministro, pois o resultado é sempre afixado ao lado de fora da seção eleitoral para conferência por parte do eleitorado brasileiro ou dos candidatos. “Toda urna divulga, de forma impressa ao final do horário de votação, os resultados e os números de cada candidato”, explicou o ministro durante entrevista. Assista à íntegra (1h22min55seg):

Os candidatos e os eleitores podem ter acesso livre a esses resultados, afirmou Barroso ao defender as urnas eletrônicas. “Achar que 1 atraso de duas horas e meia na contabilização possa repercutir sobre o resultado, é simplesmente não lidar com a realidade”, argumentou o presidente do TSE.

NOVA VERSÃO

Barroso tentou explicar novamente a demora para a divulgação dos resultados das eleições. Ele disse que o sistema contratado pelo TSE “travou em alguns momentos” e mudou a versão sobre a causa do problema. Segundo ele, houve atraso na mudança da centralização da contagem de resultados nos sistemas da Justiça Eleitoral.

“O TSE adquiriu um supercomputador para a contagem dos votos que só pôde ser entregue a agosto devido a pandemia”, explica Barroso.

O ministro explicou que, devido a esse atraso da entrega do equipamento, os testes não puderam ser realizados em tempo hábil e a “pandemia trouxe dificuldades de interação humana o que acarretou complexidades a todo o processo”.

ATAQUE DE HACKERS

O presidente do TSE também comentou sobre o “ataque massivo” de hackers, que atingiu a Corte. Barroso voltou a dizer que a ação teve origem no Brasil, Nova Zelândia e Estados Unidos, que tentaram derrubar o sistema do Tribunal Superior Eleitoral. “O ataque não conseguiu ultrapassar as barreiras e foi devidamente repelidos pelos nossos mecanismos de segurança”, ressaltou Barroso. Foram 4036 mil tentativas de invasão ao sistema eleitoral por segundo e o “sistema resistiu a esses ataques”.

Outro ponto destacado por Barroso é sobre o vazamento de informações de funcionários do TSE. Ele disse que a suposta invasão foi realizada em data desconhecida, mas foram recolhidos apenas dados antigos, de ex-funcionários e ex-ministros que trabalharam no TSE de 2001 a 2010. Para o ministro a divulgação desses dados foram feita para “causar a sensação de fragilidade do sistema eleitoral”.

Ele também comentou sobre a tentativa de “milícias digitais” que tentaram “desacreditar o sistema”. “São grupos extremistas que tentam desacreditar as instituições, clamam pela volta da ditadura e muitos deles são investigados pelo Supremo Tribunal Federal”, comentou Barroso.

O presidente do TSE também afirmou que solicitou à Polícia Federal a investigação ampla sobre os grupos suspeitos e as tentativas de ataques cibernéticos.

Com informações do Poder360

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Profissionais usam resina odontológica para reconstruir casco de tartaruga ferida no Piauí

Alguns desses animais chegam ao centro de reabilitação incapazes de nadar ou se alimentar. Dez animais estão atualmente sob os...

Comissão da Alepi aprova que feriados no Piauí sejam remanejados para sexta-feira

Proposta prevê mudança de feriados que caem no meio da semana para a sexta-feira. A Comissão de Constituição e Justiça...

Governo bloqueia 900 mil beneficiários do Bolsa Família de acessar bets

Operadoras de apostas são obrigadas a consultar dados do Ministério do Desenvolvimento Social para cruzar dados. Cerca de 900 mil...

Pacto pela Economia é tema de reunião entre gestão de Jerumenha e membros do Governo do Estado

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã desta segunda-feira, 15 de dezembro, o prefeito de Jerumenha, Junior Nato,...
spot_img

Ciro Nogueira participa das comemorações do aniversário de 87 anos de Paulistana; veja o que disse o prefeito

Durante as comemorações, parlamentar destaca investimentos de mais de R$ 5 milhões em saúde e infraestrutura esportiva no município O...

Vacina contra o VSR já está disponível para gestantes nas Unidades Básicas de Saúde de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe reforça o chamado para que gestantes...
spot_img

Posts Recomendados