Ele participou da reunião dos ministros de Finanças do G20 – grupo que reúne as 20 maiores economias do planeta.
A recuperação da economia brasileira desde o impacto inicial da pandemia do novo coronavírus surpreende e tem superado as expectativas internacionais, disse nessa sexta-feira (20) o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Em um discurso, Guedes ressaltou as medidas de emergência aplicadas pelo governo para enfrentar a crise econômica provocada pela pandemia. Segundo ele, ações como o auxílio emergencial para as populações mais vulneráveis e o programa de suspensão de contratos de trabalho e de redução de jornada contribuíram para a preservação de milhões de vagas de emprego e a retomada da produção.
O ministro reiterou o compromisso com a defesa das reformas estruturais após o fim da pandemia. Para Guedes, a retomada dessa agenda viabiliza a recuperação econômica sustentada com a participação plena do setor privado. Em linha com os demais países, o ministro defendeu a promoção de uma agenda que amplie os investimentos em economia digital e em infraestrutura sustentável.
Reunião de cúpula
Neste sábado (21) e domingo (22), Guedes vai acompanhar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Cúpula do G20, sob a presidência da Arábia Saudita.
Os chefes de estado e de governo vão assinar uma declaração com diversas ações do grupo. Entre as principais iniciativas, estão o Plano de Ação do G20 para apoiar a economia internacional durante a pandemia de Covid-19, a suspensão do serviço da dívida externa de países mais pobres, o apoio à tecnologia no setor de infraestrutura e a tributação da economia digital.
Segundo o Ministério da Economia, as medidas ajudarão as economias em desenvolvimento que estão em situação financeira mais vulnerável por causa da pandemia. A participação de Guedes nos dois dias de encontro será fechada à imprensa.
Em 2021, a Itália vai assumir a presidência do G20, sob o lema “Pessoas, Planeta e Prosperidade”.
Com informações da CNN Brasil