Cidades do ABC paulista pedem ajuda ao governo de SP para conter Covid-19

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que reúne as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, pediu ajuda ao governo do estado de São Paulo para a retomada e ampliação dos leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 nos hospitais Mario Covas, em Santo André, e Serraria, em Diadema.

O ofício encaminhado em caráter de urgência nesta quinta-feira cita o aumento expressivo da taxa de internação em UTIs nos hospitais municipais nos últimos dias e a possibilidade de falta de leitos.

Governador de São Paulo, João Doria.

Ainda de acordo com o Consórcio, a ocupação nos leitos exclusivos de UTI para covid-19 no Grande ABC subiu de 44% para 65% entre os dias cinco e 26 de novembro. Em Diadema e Mauá a ocupação das UTIS já está acima de 80%.

Segundo dados da Fundação Seade, a região registrou aumento de 32,1% nos casos nos últimos 30 dias. Já as mortes caíram 17,1% nesse período no grande ABC.

Por causa desse aumento no número de casos e internações graves, o Consórcio também recomendou aos sete municípios que aumentem as medidas restritivas para evitar aglomerações.

As prefeituras vão apresentar seus planos numa reunião na segunda-feira, mas duas cidades já se anteciparam.

Em São Bernardo do Campo as restrições passam a valer a partir de segunda-feira. O município vai reduzir a permissão de ocupação de 60% para 50% em bares, restaurantes, buffets, salões de beleza, shoppings e comércio em geral.

Os bares e restaurantes só poderão receber clientes até às 21h. As atividades precisam ser encerradas às 22h. Música ao vivo também está proibida na cidade.

Já a ocupação de academias passa de 60% para 40%, com funcionamento de seis horas por dias. Vestuários, chuveiros e piscinas vão permanecer fechados.

Santo André também publicou no Diáfio Oficial desta quinta-feira a suspensão temporária de apresentações de música ao vivo.

Na segunda-feira, o governo paulista vai anunciar a recalibragem do plano de abertura econômica. Também já houve recomendação do Centro de Contingência da Covid-19 para aumentar as restrições em algumas regiões.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que vai repassar ainda neste ano mais R$ 8 milhões para o município de São Bernardo do Campo para assistência a casos de Covid-19 no Hospital de Urgência de São Bernardo.

A pasta afirmou ainda que mantém 62 leitos exclusivos para a doença no Hospital Mário Covas e no Hospital de Diadema e que há vagas disponíveis para atendimento aos casos graves do coronavírus nas duas unidades.

A secretaria não informou se vai ampliar o número de leitos, mas afirmou que possui um esquema especial para dar prioridade à internação de pacientes com quadros respiratórios agudos e graves.

Por Tiago Abech e Débora Freitas

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Defesa de Bolsonaro alerta para risco de queda e morte na cadeia

Após divulgação do laudo médico de que o ex-presidente Jair Bolsonaro pode seguir preso na Papudinha, os advogados dele...

Lula diz que eleição será guerra e que “Lulinha paz e amor” não existe mais

Presidente pediu combate às fake news ao discursar neste sábado (7) em evento de aniversário de 46 anos do...

INSS promove mutirão para diminuir tempo de espera por perícia e BPC

Agências do INSS funcionaram hoje em 15 estados e vão abrir neste domingo (8). O INSS faz neste fim de...

Entrada no Bolsa Família aumenta em 11,2% chance de saída da insegurança alimentar

Estudo do MDS, com base nos dados da Triagem para Risco de Insegurança Alimentar, aponta ainda que a probabilidade...
spot_img

Prefeitura de Guadalupe cancela atrações deste sábado do Guadafolia em respeito à família enlutada

A Prefeitura de Guadalupe anunciou, na manhã deste sábado (7), o cancelamento da programação do Guadafolia 2026 prevista para...

Multidão prestigia o Guadafolia no Balneário Belém Brasília, em Guadalupe

A segunda edição do Guadafolia teve início na noite de sexta-feira, 6 de fevereiro, no Balneário Belém Brasília, em...
spot_img

Posts Recomendados