Cidades Cidades do ABC paulista pedem ajuda ao governo de...

Cidades do ABC paulista pedem ajuda ao governo de SP para conter Covid-19

-

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que reúne as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, pediu ajuda ao governo do estado de São Paulo para a retomada e ampliação dos leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 nos hospitais Mario Covas, em Santo André, e Serraria, em Diadema.

O ofício encaminhado em caráter de urgência nesta quinta-feira cita o aumento expressivo da taxa de internação em UTIs nos hospitais municipais nos últimos dias e a possibilidade de falta de leitos.

Governador de São Paulo, João Doria.

Ainda de acordo com o Consórcio, a ocupação nos leitos exclusivos de UTI para covid-19 no Grande ABC subiu de 44% para 65% entre os dias cinco e 26 de novembro. Em Diadema e Mauá a ocupação das UTIS já está acima de 80%.

Segundo dados da Fundação Seade, a região registrou aumento de 32,1% nos casos nos últimos 30 dias. Já as mortes caíram 17,1% nesse período no grande ABC.

Por causa desse aumento no número de casos e internações graves, o Consórcio também recomendou aos sete municípios que aumentem as medidas restritivas para evitar aglomerações.

As prefeituras vão apresentar seus planos numa reunião na segunda-feira, mas duas cidades já se anteciparam.

Em São Bernardo do Campo as restrições passam a valer a partir de segunda-feira. O município vai reduzir a permissão de ocupação de 60% para 50% em bares, restaurantes, buffets, salões de beleza, shoppings e comércio em geral.

Os bares e restaurantes só poderão receber clientes até às 21h. As atividades precisam ser encerradas às 22h. Música ao vivo também está proibida na cidade.

Já a ocupação de academias passa de 60% para 40%, com funcionamento de seis horas por dias. Vestuários, chuveiros e piscinas vão permanecer fechados.

Santo André também publicou no Diáfio Oficial desta quinta-feira a suspensão temporária de apresentações de música ao vivo.

Na segunda-feira, o governo paulista vai anunciar a recalibragem do plano de abertura econômica. Também já houve recomendação do Centro de Contingência da Covid-19 para aumentar as restrições em algumas regiões.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que vai repassar ainda neste ano mais R$ 8 milhões para o município de São Bernardo do Campo para assistência a casos de Covid-19 no Hospital de Urgência de São Bernardo.

A pasta afirmou ainda que mantém 62 leitos exclusivos para a doença no Hospital Mário Covas e no Hospital de Diadema e que há vagas disponíveis para atendimento aos casos graves do coronavírus nas duas unidades.

A secretaria não informou se vai ampliar o número de leitos, mas afirmou que possui um esquema especial para dar prioridade à internação de pacientes com quadros respiratórios agudos e graves.

Por Tiago Abech e Débora Freitas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo Bolsonaro é reprovado por 40% e somente 31% aprovam, aponta pesquisa Datafolha

No levantamento anterior, de dezembro, 37% consideram governo ótimo ou bom e 31%, ruim ou péssimo. Para 42%, Bolsonaro...

Secretários de Fazenda de todos os estados pedem medidas urgentes contra 2ª onda da Covid

O novo crescimento da pandemia de covid-19 levou secretários estaduais de Fazenda, sob a presidência do secretário do Piauí,...

Hospital Universitário de Teresina confirma que receberá 15 novos pacientes de Manaus

O Hospital Universitário (HU) confirmou na noite da sexta-feira (22) que receberá mais 15 pacientes vindos de Manaus precisando...

Wellington Dias sanciona lei que torna atividades religiosas como essenciais em todo o Piauí

Com isso, passa a garantir o funcionamento das igrejas e templos religiosos de qualquer crença. A medida garante aos...

Prefeita Neidinha Lima apresenta os dirigentes dos diversos órgãos da Saúde em Guadalupe

Após reconduzir Paulo Rocha ao cargo de secretário e nomear a enfermeira Laura Sabrina como nova diretora do Hospital...

Secretaria de Saúde de Guadalupe divulga boletim que registra mais 14 novos casos da Covid-19

Boletim divulgado nesta sexta-feira (22), pela Secretaria Municipal de Saúde, mostra que os casos confirmados somam 474, os recuperados...

Posts Recomendados