Governo do Amazonas demite 2 após denúncias de ‘fura-fila’

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Diretora de hospital e assessor técnico da Casa Civil do AM foram exonerados após vacinação indevida.

Um assessor técnico lotado na Casa Civil do Estado do Amazonas, imunizado com a primeira dose da vacina Coronavac, foi exonerado do cargo na segunda-feira (25). Segundo o governo, ele recebeu a vacina de “forma indevida”, por não pertencer ao grupo prioritário. A diretora do Hospital e Pronto-Socorro da Criança, que teria incluído o nome do servidor na lista, também foi exonerada.

Governador do Amazonas – Wilson Lima

A lista de vacinados, divulgada pela Prefeitura de Manaus após ordem judicial, mostra que o então servidor da Casa Civil – Gerberson Oliveira Lima – foi vacinado no dia 20 de janeiro na Clínica da Família Severiano Nunes. No grupo prioritário, ele foi classificado como “trabalhadores de saúde”.

No Portal da Transparência do Estado, no entanto, consta que ele ocupava cargo de assessor técnico comissionado. O G1 tenta contato com Lima.

Diretora de hospital exonerada

Segundo a Secretaria da Saúde (SES-AM), a diretora do Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste, Michele Adriane Pimentel Afonso, foi quem incluiu o nome do servidor da Casa Civil na lista de trabalhadores de saúde, que deveriam ser vacinados pela Semsa. Michele é funcionária concursada e deve responder a um Processo Administrativo Disciplinar. O G1 entrou em contato com a diretora, mas ela disse que não poderia responder na ocasião.

Investigação sobre ‘fura fila’

As primeiras doses de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Amazonas na segunda-feira (18), após a liberação de uso emergencial por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A aplicação do imunizante, no entanto, foi suspensa na quinta-feira (21), depois de denúncias de irregularidades de vacinações em profissionais de saúde fora do grupo prioritário. A Prefeitura informou no sábado (23) que a vacinação havia sido retomada.

As denúncias de pessoas furando a fila na prioridade da vacinação são apuradas pelo Ministério Público e Tribunal de Contas. Para o prefeito de Manaus, David Almeida, as denúncias são fake news.

Nesta segunda, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) notificou a Prefeitura de Manaus para que corrija, com urgência, a lista encaminhada à Corte de Contas com dados das primeiras pessoas a receberem a imunização contra a Covid-19 em Manaus. De acordo com o órgão, há divergências em nomes e CPF’s.

Do G1/Amazonas

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ação emergencial leva 65 mil cestas básicas a 95 municípios afetados pela seca no Piauí

Entre as cidades mais castigadas em 2025 e contempladas pela medida estão São Francisco do Piauí, Betânia do Piauí,...

Ciro Nogueira cumpre agenda, entrega obras e anuncia investimentos mais de R$ 1,5 milhão

Senador destaca investimentos em esporte e infraestrutura que beneficiam diretamente a população de União O senador Ciro Nogueira (Progressistas) cumpriu...

Projeto na Alepi propõe que prefeituras do Piauí tenham limite de R$ 500 mil para contratação de shows

Projeto de lei busca controlar gastos públicos em eventos culturais e garantir prioridade a serviços essenciais no Piauí Por Leônidas...

Treino pesado de Lula aos 80 anos supera o realizado na sua primeira eleição

Ao participar de evento em comemoração aos 46 anos do PT, presidente afirmou que vive melhor momento da sua...
spot_img

Juros altos no cartão, cheque especial e financiamento: entenda a demora para cair

Especialistas apontam os fatores que travam o repasse da queda e indicam quando o consumidor pode começar a sentir...

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

Parceria visa garantir resolução que proíbe comercialização dos vapes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público...
spot_img

Posts Recomendados