Projetos da Embrapa buscam melhoramento de abelhas no semiárido piauiense

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Embrapa Meio-Norte entrou em 2021 aprovando três projetos de pesquisa focados na apicultura e na irrigação de fruteiras no semiárido brasileiro. O orçamento é de R$ 842 mil.

O aporte do dinheiro será feito pelo Tesouro Nacional. Liderado pela pesquisadora Patrícia Maria Drumond, o primeiro projeto mira a redução de danos que são causados pelas abelhas Arapuás na cultura do bacuri, sem destruir os ninhos desses insetos. A execução do projeto pode começar em julho deste ano, a princípio no Piauí, e deve durar 36 meses.

O segundo projeto vai trabalhar a produção de abelhas rainhas Apis Mellifera – também conhecidas como abelhas-de-mel – no semiárido.

FOTO: Embrapa Meio-Norte

O caminho a ser seguido é o mesmo: a execução das ações devem começar a partir de julho de 2021, também no Piauí, com duração de três anos. O objetivo maior do trabalho, segundo a líder do projeto, pesquisadora Fábia Pereira, é “diversificar a produção e usar material genético da região para o melhoramento das colônias”.

O uso e gestão eficientes da água de irrigação nas fruteiras no semiárido é o foco do terceiro projeto, que seguirá o mesmo rito dos dois primeiros citados acima, em tempo de execução e espaço geográfico. Liderado pelo pesquisador Valdemício Ferreira de Sousa, o estudo vai buscar a elevação da produtividade com “eficiência no uso da água em sistemas de produção por gotejamento”.

Esses projetos foram aprovados na “chamada três” do Sistema Embrapa de Gestão. O comitê analisou 207 propostas de todas as Unidades da Embrapa nas “chamadas um e três”. Destas, foram aprovadas 69  (33,3%).

Pesquisa quer desenvolver técnicas para não eliminar ninhos de abelhas arapuás 

A pesquisadora da Embrapa Meio-Norte, Patrícia Maria Drumond, afirma que as arapuás são abelhas sem ferrão que polinizam flores de diversas espécies de plantas nativas ou cultivadas, como abóbora, café, cenoura, girassol, laranja, manga, morango e pimentão, por exemplo. 

Segundo ela, são conhecidas, também, como arapuás, as abelhas-cachorro, dentre várias outras denominações às quais referem-se, na maioria das vezes, à espécie Trigona spinipes. 

“Apesar de sua importância na prestação de serviços de polinização, essas abelhas podem danificar caules, flores, folhas e/ou frutos em diferentes culturas, facilitando a entrada de organismos causadores de doenças, além de prejudicar o desenvolvimento das plantas e/ou reduzir a quantidade e o valor comercial dos frutos produzidos. Dentre as medidas de controle recomendadas, destaca-se o extermínio de seus ninhos”, afirmou Patrícia Maria Drumond.

FOTO: Embrapa Meio-Norte

O projeto da pesquisadora Patrícia Maria Drumond “Como mitigar danos ao bacurizeiro, causados pelas abelhas arapuás, sem recorrer à destruição de seus ninhos” se propõe a obter conhecimentos e desenvolver práticas que demonstrem que não se faz necessária a eliminação de ninhos, mesmo quando as abelhas se comportam como insetos-praga.

Patrícia Maria Drumond , tais conhecimentos e práticas são úteis para aqueles que desejam investir na meliponicultura (atividade de criação de abelha sem ferrão) e no manejo agroecológico de pragas. 

“Ambos, quando realizados de forma organizada, podem contribuir com o desenvolvimento de sistemas de produção mais sustentáveis, nas suas múltiplas dimensões (econômica, ecológica/ambiental, social, cultural e ética)”, declarou a pesquisadora. (E.R.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula garante recursos para o Rio Grande do Sul, atingido por temporais

Presidente se reuniu com governador do estado, Eduardo Leite O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (2),...

Governador do RS ” do estado

Eduardo Leite pede ajuda e que população deixe áreas de risco O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite,...

Fábio Novo aposta em crescimento nas pesquisas numa eleição com tendência de polarização

Pré-candidato do PT à Prefeitura de Teresina participou do lançamento da candidatura de Fernando Lima a vereador. O pré-candidato à...

Prefeitura de Floriano promove abertura do projeto ‘Cine Social para Todos’ na praça da Bandeira 

Rafaela Barros, secretária da SEMDAS, disse que a ideia é reunir as famílias e oferecer um momento de integração...
spot_img

Governador inaugura obras em seis municípios do sudeste piauiense nesta quinta (2)

Rafael Fonteles irá cumprir agenda em Capitão Gervásio de Oliveira, Campo Alegre do Fidalgo, São Francisco de Assis, Lagoa...

INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

Pagamento para quem ganha um salário mínimo começou no último dia 24 Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do...
spot_img

Posts Recomendados