Cidades Projetos da Embrapa buscam melhoramento de abelhas no semiárido...

Projetos da Embrapa buscam melhoramento de abelhas no semiárido piauiense

-

A Embrapa Meio-Norte entrou em 2021 aprovando três projetos de pesquisa focados na apicultura e na irrigação de fruteiras no semiárido brasileiro. O orçamento é de R$ 842 mil.

O aporte do dinheiro será feito pelo Tesouro Nacional. Liderado pela pesquisadora Patrícia Maria Drumond, o primeiro projeto mira a redução de danos que são causados pelas abelhas Arapuás na cultura do bacuri, sem destruir os ninhos desses insetos. A execução do projeto pode começar em julho deste ano, a princípio no Piauí, e deve durar 36 meses.

O segundo projeto vai trabalhar a produção de abelhas rainhas Apis Mellifera – também conhecidas como abelhas-de-mel – no semiárido.

FOTO: Embrapa Meio-Norte

O caminho a ser seguido é o mesmo: a execução das ações devem começar a partir de julho de 2021, também no Piauí, com duração de três anos. O objetivo maior do trabalho, segundo a líder do projeto, pesquisadora Fábia Pereira, é “diversificar a produção e usar material genético da região para o melhoramento das colônias”.

O uso e gestão eficientes da água de irrigação nas fruteiras no semiárido é o foco do terceiro projeto, que seguirá o mesmo rito dos dois primeiros citados acima, em tempo de execução e espaço geográfico. Liderado pelo pesquisador Valdemício Ferreira de Sousa, o estudo vai buscar a elevação da produtividade com “eficiência no uso da água em sistemas de produção por gotejamento”.

Esses projetos foram aprovados na “chamada três” do Sistema Embrapa de Gestão. O comitê analisou 207 propostas de todas as Unidades da Embrapa nas “chamadas um e três”. Destas, foram aprovadas 69  (33,3%).

Pesquisa quer desenvolver técnicas para não eliminar ninhos de abelhas arapuás 

A pesquisadora da Embrapa Meio-Norte, Patrícia Maria Drumond, afirma que as arapuás são abelhas sem ferrão que polinizam flores de diversas espécies de plantas nativas ou cultivadas, como abóbora, café, cenoura, girassol, laranja, manga, morango e pimentão, por exemplo. 

Segundo ela, são conhecidas, também, como arapuás, as abelhas-cachorro, dentre várias outras denominações às quais referem-se, na maioria das vezes, à espécie Trigona spinipes. 

“Apesar de sua importância na prestação de serviços de polinização, essas abelhas podem danificar caules, flores, folhas e/ou frutos em diferentes culturas, facilitando a entrada de organismos causadores de doenças, além de prejudicar o desenvolvimento das plantas e/ou reduzir a quantidade e o valor comercial dos frutos produzidos. Dentre as medidas de controle recomendadas, destaca-se o extermínio de seus ninhos”, afirmou Patrícia Maria Drumond.

FOTO: Embrapa Meio-Norte

O projeto da pesquisadora Patrícia Maria Drumond “Como mitigar danos ao bacurizeiro, causados pelas abelhas arapuás, sem recorrer à destruição de seus ninhos” se propõe a obter conhecimentos e desenvolver práticas que demonstrem que não se faz necessária a eliminação de ninhos, mesmo quando as abelhas se comportam como insetos-praga.

Patrícia Maria Drumond , tais conhecimentos e práticas são úteis para aqueles que desejam investir na meliponicultura (atividade de criação de abelha sem ferrão) e no manejo agroecológico de pragas. 

“Ambos, quando realizados de forma organizada, podem contribuir com o desenvolvimento de sistemas de produção mais sustentáveis, nas suas múltiplas dimensões (econômica, ecológica/ambiental, social, cultural e ética)”, declarou a pesquisadora. (E.R.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

OMS diz que situação do Brasil é “muito preocupante” e requer medidas agressivas

"Não é hora do país relaxar, a variante brasileira preocupa e pode afetar toda a América Latina" disse Tedros...

Aulas da Rede Municipal de Guadalupe terão início na próxima segunda-feira, 08 de março.

A secretaria Lorena Rocha informou que os alunos receberão o material para estudo por plataformas digitais e as famílias...

Ministério Público pede à Justiça que Flordelis e outros réus sejam levados a júri popular

Flordelis é suspeita de ter arquitetado o plano, convencer pessoas de práticas reiteradas de crimes, ocultar provas, além de...

Prefeitura de Guadalupe publica novo decreto com medidas emergenciais válidas até 15 de março, porém, houve alterações para os finais de semana

Entre as mudanças, toque de recolher mais cedo e aos finais de semana os postos de combustíveis poderão funcionar...

Supremo Tribunal Federal determina que Ministério da Saúde reative 278 leitos de UTIs no Piauí

O Piauí registra aumento na média móvel de novos casos e óbitos. A internação em leitos de UTI ultrapassa...

Compositor pede prisão preventiva do cantor Wesley Safadão por plágio

Segundo o colunista Leo Dias, além de o cantor estar sendo processado pelo suposto plágio da faixa Vaqueirinha Maltrata...

Posts Recomendados