Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Três estados têm casos de falsa aplicação de vacina; médicos explicam cuidados

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Apesar dos problemas, especialistas alertam que casos são pontuais e não representam risco ao processo.

O Brasil já registrou pelo menos quatro casos de falsa aplicação de vacina contra a Covid-19 em três estados diferentes: Goiás, Alagoas e Rio de Janeiro.

O Conselho Federal de Enfermagem informou que apura denúncias desse tipo nas cidades de Goiânia, Maceió, Niterói e Petrópolis, onde enfermeiros não teriam finalizado a aplicação da vacina. O mais recente, ocorrido na última sexta-feira (12), em Petrópolis, está sendo investigado também pela Polícia Civil.

Foto: Evandro Leal/Agência Free Lancer/Estadão Conteúdo

Os casos serão apurados e, se houver a confirmação, os profissionais envolvidos poderão perder o registro na categoria.

Problemas não representam risco à vacinação

O Conselho Federal de Enfermagem informou também que pode pedir o apoio da Polícia Federal na apuração dos casos, e que as prefeituras também solicitaram investigações aos respectivos Ministérios Públicos estaduais.  

Entretanto, o conselho ressaltou que estes profissionais não representam a categoria, que está lutando, há meses, na linha de frente no combate contra o novo coronavírus.

O pediatra, infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, afirmou que erros em aplicação de vacinas podem ocorrer, mas que esses são casos “absolutamente excepcionais” e não devem ser motivo de preocupação, ou razão para deixar de se vacinar.

Leia mais

“É uma situação absolutamente excepcional no serviço de saúde no Brasil, especialmente nos postos de vacinação. O Programa Nacional de Imunização tem uma tradição de controle de doenças, de erradicação, então isso não é prática habitual, é pontual, e não deve ser motivo de preocupação para ninguém, nem motivo para não se vacinar”, afirmou Kfouri à CNN.

O médico acrescentou ainda que o programa de imunização no Brasil existe há cerca de 50 anos, e que os erros são pontuais. “Erros programáticos, erros na aplicação, no desenvolvimento do programa, aplicou a mais ou a menos, usou mais doses, não conservou, deu uma vacina que era oral da forma injetável, ou vice-versa, isso acontece em programas, mas isso é marginal dentro de um programa de imunizações como o nosso, cinquentenário. Tem muito pouco erro”, garantiu.

Cuidados durante a aplicação 

Pelo menos 5.479.086 doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas no Brasil até segunda-feira (15), com base nas secretarias estaduais que divulgaram o balanço preliminar da vacinação. Se ainda há alguma insegurança em relação à imunização, os médicos explicam que é possível observar se a aplicação da dose foi concluída.

“Se alguém se sentir inseguro, a recomendação é visual, não há como saber se o líquido entrou pela sensação, se doeu, se não doeu, às vezes a sensibilidade de cada um é muito particular, tem injeção que você toma às vezes e nem percebe”, disse Renato Kfouri.

O médico recomendou a quem for receber a vacina, ou ao acompanhante, que se atente a detalhes na seringa.

“Vale tanto acompanhar o detalhe da aspiração do líquido, do conteúdo que está dentro da seringa, e no final observar a injeção, a introdução do líquido e a seringa vazia no final. Não há outra forma para quem não está seguro de que a vacinação tenha sido concluída de fato. Com essa observação, essa é a maneira mais correta”, disse.

Para a médica epidemiologista Denise Garrett, “esses episódios refletem uma falta de coordenação e orientação para a campanha”. Ela também ressaltou como proceder para certificar-se da aplicação.

“Geralmente, o profissional de saúde mostra a seringa cheia antes da aplicação e vazia depois de aplicada a vacina. Isso é praxe em uma campanha de vacinação, e não sei por que não está ocorrendo rotineiramente agora”, afirmou Garrett.

Anna Gabriela Costa, da CNN, em São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

INSS registra 1 milhão de pedidos de reembolso por descontos indevidos em apenas dois dias

Aposentados e pensionistas contestam descontos indevidos. Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registraram mais de 1...

Piauí segue entre os mais desmatados do Brasil, apesar de queda registrada em 2024

Estado integra região do Matopiba, que concentrou 42% da perda de vegetação no país. O Piauí reduziu o desmatamento em...

Operação da Polícia Civil investiga comércio em Floriano por lavagem de dinheiro

Os responsáveis pelo estabelecimento também são investigados por receptação e associação criminosa. A Polícia Civil do Piauí, através da DEPATRI...

Gripe é a principal causa de mortes por SRAG em idosos, alerta Fiocruz

Em crianças, o vírus é uma das três principais causas de óbito O boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)...
spot_img

Ministros do STF barra candidaturas que não prestaram contas eleitorais

PT contestava norma que vetava certidão a quem entregasse contas fora do prazo; o documento é exigido para candidatura Nove...

Flamengo vence LDU e segue vivo na Libertadores

Rubro-Negro ultrapassa time equatoriano no saldo de gols e entra na zona de classificação às oitavas de final O Flamengo...
spot_img

Posts Recomendados