“Não é o momento”, diz senador Marcelo Castro sobre CPI da Pandemia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) se manifestou favorável à instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado Federal, mas explicou que não assinou o requerimento para abertura da investigação porque acredita que o momento é “inoportuno”.

A CPI foi proposta para apurar eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia da Covid-19 e pode se estender para estados e municípios.

Senador Marcelo Castro

“Eu não assinei a CPI. Não que eu seja contra que se investigue e apure aquilo que se deve ser apurado. Mas no momento em que estamos passando no Brasil, com o pico da pandemia e 4 mil mortes por dia, eu entendo que seria mais adequado nos unirmos para enfrentar isso. Se dependesse de mim, eu deixaria a CPI para um momento mais oportuno, talvez daqui a alguns meses”, declarou.
Castro frisou ainda que a instalação da CPI é constitucional e é um instrumento importante de todos os parlamentos do mundo para apurar algo que supostamente está “fora das normas”.

A CPI

Na última quinta-feira (08), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Barroso, determinou que o Senado instale uma CPI para apurar eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que pretende ler em plenário, na sessão desta terça-feira (13), o requerimento de criação da CPI da Pandemia. A leitura é o primeiro passo para a criação da Comissão. Posteriormente, será feita a indicação dos membros pelos partidos e realização de sessão para definir a presidência e a relatoria dos trabalhos. Não há data para que esses processos sejam concluídos.


Anteriormente, aliados do Governo Bolsonaro na Casa se manifestaram contrários ao processo de instalação da CPI. Após a decisão, parlamentares articularam a expansão do inquérito aos estados e municípios.  Sobre esse aspecto, o emedebista avaliou novamente a CPI como inoportuna neste formato. “A CPI tem um foco, investiga um fato determinado, se for fazer uma CPI genérica, pra União, estados e municípios, nós podemos perder em qualidade”, pontuou.

CPI do Apagão Aéreo

Castro relembrou que já foi presidente da CPI do Apagão Aéreo em 2007 e que a atuação da comissão foi satisfatória em trazer resultados na apuração dos fatos à época. “Caiu toda a diretoria da ANAC, caiu toda a diretoria da Infraero, caiu o ministro da Defesa, foi uma verdadeira revolução e, o mais importante, foi resolvido o problema dos controladores de voo. De lá pra cá não tivemos mais que passar por isso”, destacou.

CTCOVID19

Com atuação presente sobre o tema, Marcelo Castro passou a integrar, como membro titular, a Comissão Temporária do Senado Federal destinada a “acompanhar as questões de saúde pública relacionadas ao coronavírus”, a CTCOVID19, desde a última semana. 
Em sua última reunião, os membros discutiram sobre a transferência de tecnologias ao Brasil e quebra de patentes para produção de vacinas de combate ao coronavírus. Na oportunidade, Castro ponderou que é preciso garantir a produção nacional e acompanhar para que contratos de compra de vacina já existentes sejam cumpridos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ação do MPF aponta uso indevido de mais de R$ 118 milhões da saúde na gestão Dr. Pessoa em Teresina

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou na última segunda-feira (15) com uma ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito...

Transnordestina avança com todos os lotes contratados e fortalece logística no Piauí

O Governo Federal informou que todos os lotes da Ferrovia Transnordestina já contam com contratos de obras firmados, o...

Justiça mantém prisão domiciliar e afastamento da vereadora Tatiana Medeiros de suas funções na Câmara

Decisão unânime mantém tornozeleira eletrônica e impede retorno da parlamentar ao cargo; julgamento deve ser concluído apenas em 2026. A...

Câmara de Jerumenha aprova PPA, LOA e outros projetos do Executivo por unanimidade

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha realizou, na noite desta terça-feira, 16 de dezembro,...
spot_img

Concurso Seduc: publicado edital com salários de R$ 5 mil para professor no Piauí; confira

As inscrições começam no próximo dia 22 de dezembro e vão até o dia 20 de janeiro de 2026. Foi...

Cerca de 73% dos professores serão beneficiados pelo novo Imposto de Renda da Pessoa Física

Pelo menos 1,5 milhão de docentes da educação básica terão mais renda disponível e cerca de 620 mil deixam...
spot_img

Posts Recomendados