Missão lunar não tripulada terá início em 2022 e é parte de uma estratégia mais ampla do país, que pretende colonizar Marte em 2117.
A empresa japonesa de robótica lunar iSpace informou nesta quarta-feira (14) que enviará um robô do tipo rover construído pelos Emirados Árabes Unidos para a Lua em 2022.
Enquanto uma equipe de engenheiros e cientistas do Centro Espacial Mohammed bin Rashid, em Dubai, constrói o veículo, o iSpace ficará responsável por transportá-lo em um foguete SpaceX Falcon 9.
O lançamento será feito na Flórida e terá o objetivo de atingir uma área do satélite natural ainda não explorada. Será a primeira missão lunar da iSpace.
A startup diz que também fornecerá tecnologia de comunicação para o projeto dos Emirados Árabes.
Desafios
Apenas três nações – EUA, Rússia e China – pousaram com sucesso uma espaçonave na Lua. A missão dos Emirados Árabes Unidos espera aprender mais sobre a poeira, o solo lunar e os corpos sem ar (objetos espaciais sem atmosfera).
Batizado de Rashid, em homenagem ao ex-governante de Dubai, o xeque Rashid bin Saeed Al Maktoum, o veículo espacial carregará seis instrumentos e pesará menos de 10 quilos.
Ele vai reunir e enviar dados e imagens de volta aos cientistas na Terra, por meio duas câmeras de alta resolução, uma microscópica e uma de imagem térmica.
Entre os desafios que enfrenta está o ambiente hostil da Lua, onde a temperatura pode chegar a 200 graus Celsius negativos.
A Nasa planeja enviar um rover lunar de US$ 250 milhões (R$1,4 bi) chamado Viper para o polo sul da Lua em 2023. Outros países, incluindo Reino Unido, Rússia e Japão, também têm missões lunares planejadas.
A iSpace diz que sua visão é construir um povoado na Lua até 2040 e que seu primeiro passo é procurar por água.
Assentamento em Marte
A missão lunar não tripulada dos Emirados é parte de uma estratégia mais ampla do país, que pretende colonizar Marte em 2117. Os cientistas dizem que ela pode ser um alicerce para esse projeto.
No ano passado, os Emirados Árabes Unidos lançaram com sucesso a Hope Probe, a primeira missão do país a Marte. Em fevereiro, a sonda atingiu o planeta vermelho e entrou em órbita em sua primeira tentativa. Em 2019, os o país enviou o primeiro astronauta ao espaço.
Stephanie Bailey, CNN