Emirados Árabes fazem parceria com startup japonesa para enviar robô à Lua

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Missão lunar não tripulada terá início em 2022 e é parte de uma estratégia mais ampla do país, que pretende colonizar Marte em 2117.

A empresa japonesa de robótica lunar iSpace informou nesta quarta-feira (14) que enviará um robô do tipo rover construído pelos Emirados Árabes Unidos para a Lua em 2022.

Enquanto uma equipe de engenheiros e cientistas do Centro Espacial Mohammed bin Rashid, em Dubai, constrói o veículo, o iSpace ficará responsável por transportá-lo em um foguete SpaceX Falcon 9.

O lançamento será feito na Flórida e terá o objetivo de atingir uma área do satélite natural ainda não explorada. Será a primeira missão lunar da iSpace.

A startup diz que também fornecerá tecnologia de comunicação para o projeto dos Emirados Árabes.

Desafios 

Apenas três nações – EUA, Rússia e China – pousaram com sucesso uma espaçonave na Lua. A missão dos Emirados Árabes Unidos espera aprender mais sobre a poeira, o solo lunar e os corpos sem ar (objetos espaciais sem atmosfera).

Batizado de Rashid, em homenagem ao ex-governante de Dubai, o xeque Rashid bin Saeed Al Maktoum, o veículo espacial carregará seis instrumentos e pesará menos de 10 quilos.

Ele vai reunir e enviar dados e imagens de volta aos cientistas na Terra, por meio duas câmeras de alta resolução, uma microscópica e uma de imagem térmica.

Entre os desafios que enfrenta está o ambiente hostil da Lua, onde a temperatura pode chegar a 200 graus Celsius negativos.

A Nasa planeja enviar um rover lunar de US$ 250 milhões (R$1,4 bi) chamado Viper para o polo sul da Lua em 2023. Outros países, incluindo Reino Unido, Rússia e Japão, também têm missões lunares planejadas.

A iSpace diz que sua visão é construir um povoado na Lua até 2040 e que seu primeiro passo é procurar por água.

Assentamento em Marte

A missão lunar não tripulada dos Emirados é parte de uma estratégia mais ampla do país, que pretende colonizar Marte em 2117. Os cientistas dizem que ela pode ser um alicerce para esse projeto.

No ano passado, os Emirados Árabes Unidos lançaram com sucesso a Hope Probe, a primeira missão do país a Marte. Em fevereiro, a sonda atingiu o planeta vermelho e entrou em órbita em sua primeira tentativa. Em 2019, os o país enviou o primeiro astronauta ao espaço.

Stephanie Bailey, CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Preço dos medicamentos deve subir até 4,5% a partir deste domingo de páscoa

Câmara que regulamenta o tema estabeleceu esse percentual como teto; farmácias podem reajustar de uma vez ou dividir repasse...

Com superlotação de animais, Apipa faz apelo por doações em Teresina; saiba como ajudar

Abrigo realiza uma campanha de doação para conseguir arrecadar recursos. Mais de 300 animais correm risco de ficar sem alimento...

Para fugir de processo por crime ambiental, 9 prefeituras do Piauí assinam acordo para fechar lixões em 60 dias

Gestores de nove municípios assinaram acordos com o Ministério Público do Piauí (MPPI) para fecharem os lixões e promoverem...

Lula diz que ‘é grave’ barrar candidatura de oposição a Maduro na Venezuela

O presidente afirmou, ainda, que o Brasil acompanhará o processo eleitoral venezuelano de perto. Na quarta-feira (27), o presidente Luiz...
spot_img

Presídios do Piauí são alvos de operação durante a Semana Santa

A ação teve início pela Cadeia Pública de Altos e seguirá até o próximo domingo. As 17 unidades prisionais distribuídas...

Programar eventos nos grupos, é a grande novidade no WhatsApp

WhatsApp transforma a organização de eventos em grupos com novo recurso de agendamento. Planeje com facilidade! O universo do WhatsApp...
spot_img

Posts Recomendados