CuriosidadesEmirados Árabes fazem parceria com startup japonesa para enviar...

Emirados Árabes fazem parceria com startup japonesa para enviar robô à Lua

-

spot_img

Missão lunar não tripulada terá início em 2022 e é parte de uma estratégia mais ampla do país, que pretende colonizar Marte em 2117.

A empresa japonesa de robótica lunar iSpace informou nesta quarta-feira (14) que enviará um robô do tipo rover construído pelos Emirados Árabes Unidos para a Lua em 2022.

Enquanto uma equipe de engenheiros e cientistas do Centro Espacial Mohammed bin Rashid, em Dubai, constrói o veículo, o iSpace ficará responsável por transportá-lo em um foguete SpaceX Falcon 9.

O lançamento será feito na Flórida e terá o objetivo de atingir uma área do satélite natural ainda não explorada. Será a primeira missão lunar da iSpace.

A startup diz que também fornecerá tecnologia de comunicação para o projeto dos Emirados Árabes.

Desafios 

Apenas três nações – EUA, Rússia e China – pousaram com sucesso uma espaçonave na Lua. A missão dos Emirados Árabes Unidos espera aprender mais sobre a poeira, o solo lunar e os corpos sem ar (objetos espaciais sem atmosfera).

Batizado de Rashid, em homenagem ao ex-governante de Dubai, o xeque Rashid bin Saeed Al Maktoum, o veículo espacial carregará seis instrumentos e pesará menos de 10 quilos.

Ele vai reunir e enviar dados e imagens de volta aos cientistas na Terra, por meio duas câmeras de alta resolução, uma microscópica e uma de imagem térmica.

Entre os desafios que enfrenta está o ambiente hostil da Lua, onde a temperatura pode chegar a 200 graus Celsius negativos.

A Nasa planeja enviar um rover lunar de US$ 250 milhões (R$1,4 bi) chamado Viper para o polo sul da Lua em 2023. Outros países, incluindo Reino Unido, Rússia e Japão, também têm missões lunares planejadas.

A iSpace diz que sua visão é construir um povoado na Lua até 2040 e que seu primeiro passo é procurar por água.

Assentamento em Marte

A missão lunar não tripulada dos Emirados é parte de uma estratégia mais ampla do país, que pretende colonizar Marte em 2117. Os cientistas dizem que ela pode ser um alicerce para esse projeto.

No ano passado, os Emirados Árabes Unidos lançaram com sucesso a Hope Probe, a primeira missão do país a Marte. Em fevereiro, a sonda atingiu o planeta vermelho e entrou em órbita em sua primeira tentativa. Em 2019, os o país enviou o primeiro astronauta ao espaço.

Stephanie Bailey, CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Enem 2021 só deverá ser realizado em janeiro do ano que vem

A prova relativa a 2020 foi adiada em função da pandemia e realizada só em janeiro de 2021, com...

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória; veja calendário

Caso o beneficiário não faça a comprovação de vida, o benefício pode ser suspenso ou bloqueado. O Instituto Nacional do...

‘Nada vai intimidar a CPI’, diz Renan Calheiros à CNN

Relator diz que governo tenta intimidar os trabalhos da comissão e 'não tem sequer uma linha de defesa'. Em entrevista...

YouTube pagará a criadores de conteúdo para usarem rival do TikTok

A empresa tem um orçamento de aproximadamente 540 milhões de reais. O sucesso do TikTok a nível mundial fez com...
spot_imgspot_img

AGU pede ao Supremo que garanta direito de Pazuello de ficar calado em depoimento à CPI

Depoimento já precisou ser adiado porque Eduardo Pazuello disse ter tido contato com pessoas com Covid. AGU também quer...

Painel da OMS: Pandemia “poderia ter sido evitada” se mundo tivesse agido antes

Painel independente nomeado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) conclui que emergência da Covid-19 deveria ter sido declarada mais...
spot_img

Posts Recomendados