Carnaúba, a árvore que é símbolo do Piauí, vira exportação, oportunidade de renda e até livro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Uma árvore com muitas riquezas: da carnaúba são feitos produtos variados, desde insumos industrias até um belíssimo artesanato, e inspirou até a produção de um livro.

O Piauí de Riquezas teve um encontro com um dos maiores orgulhos do nosso estado: a carnaúba. A palmeira encontrada em todo o território do estado e até mesmo no brasão oficial do Governo do Piauí.

Da carnaúba, tudo se aproveita. A palha é utilizada como fibra, e com o pó retirado da cobertura térmica das plantas, são produzidos óleos medicinais e vernizes. O caule esconde uma cera utilizada na indústria farmacêutica e de cosméticos. Os frutos, que se formam em cachos, são comestíveis.

Assista a reportagem

Segundo o empresário Catarino Barbosa, dono de uma indústria de beneficiamento da carnaúba, comenta que o conjunto de produtos retirados da palmeira são a segunda maior pauta de exportação do estado.

“Os três maiores compradores, hoje, são Estados Unidos e China, as potências mundiais, e a Alemanha. 90% da produção é destinada ao mercado externo”, comentou.

Em 2017, em uma votação pública, a carnaúba foi eleita a árvore símbolo do Piauí, por conta de sua importância e presença na paisagem do estado.

A palha que virou renda

Em Jaicós, na comunidade Várzea Queimada, a palha da carnaúba mudou o destino de dezenas de mulheres. Elas organizaram uma cooperativa para trabalhar a produção de produtos feitos da palha da carnaúba. Os produtos são variados: luminárias, tapetes, fruteiras, bancos, cestos.

“A ideia surgiu a partir do momento em se viu na trança tradicional, que é a trama feita da fibra da palha da carnaúba, oportunidade de estar gerando renda pra as mulheres da comunidade”, disse a artesã Marcilene Barbosa.

Árvore que virou livro

A importância da árvore para o estado é tamanha que inspirou o jornalista piauiense Zózimo Tavares a produzir o livro “Carnaúba: Uma riqueza do Piauí”. Além de um tratado sobre as potencialidades da planta, o livro é ainda uma homenagem ao estado.

“A semente desse livro eu plantei quando lancei em 2000 um livro chamado Piauí no século 20, e lá tem um capítulo especificamente sobre a carnaúba. Quando foi agora em 2018 eu retomei a pesquisa para fazer um livro exclusivamente sobre a carnaúba”, contou Zózimo.

O livro foi escrito em português e inglês. Além do texto do jornalista Zózimo Tavares, o livro traz fotografias de Aureliano Muller, Luciano Klaus, Juscelino Reis e Valdeci Ribeiro.

Com informações do Piauí de Riquezas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

PSD e MDB querem ampliar espaços na chapa majoritária de Rafael Fonteles para 2026

Com a decisão dos dois partidos, o PT ficaria apenas com a vaga de governador, algo que desagrada Rafael...

Em Picos, PRF apreende caminhão com carga de cocaína avaliada em mais de R$ 133 milhões

O veículo havia saído do Estado do Mato Grosso. Neste domingo (05), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a maior...

Caminhões de Mamografia vão realizar mais de 44 mil exames em 2024 no Piauí

Os primeiros municípios a receberem o serviço na primeira quinzena de maio são: Cristalândia, Sebastião Barros e Santo Antônio...

No Rio Grande do Sul, número de mortes após enchentes sobem para 83

São investigadas outras 4 mortes, segundo a Defesa Civil. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas. Ao...
spot_img

Saúde instala Centro de Operação de Emergência para enfrentar as chuvas intensas na região Sul

O objetivo do centro de operações emergenciais é a organização, coordenação e controle das medidas a serem empregadas na...

Dia das Mães: compras na internet exigem cuidados extras

O comércio estima que as vendas com a data devem superar os R$ 13 bilhões. Com a proximidade do Dia...
spot_img

Posts Recomendados