Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ministro do STF mantém Senador Renan na relatoria da CPI da Pandemia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O ministro do Supremo Tribunal Federal Lewandowski é relator de ação impetrada por três senadores aliados do governo.

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve o senador Renan Calheiros (MDB-AL) no cargo de relator da CPI da Pandemia. Em decisão nesta quinta-feira (29), Lewandowski negou a ação que pedia o impedimento de Renan da relatoria da comissão.

Senador Renan Calheiros (MDB-AL) Foto: Givaldo Barbosa/Agência O Globo

Nesta terça-feira (27), ele foi designado como o relator do colegiado que investigará ações e omissões do governo federal na pandemia e o uso dos recursos repassados pela União a estados e municípios.

A ação foi movida por três senadores aliados do governo que são contra a indicação de Renan para a relatoria da CPI. O mandado de segurança foi apresentado por Eduardo Girão (Podemos-CE), Jorginho Mello (PL-SC) e Marcos Rogério (DEM-RO) e pedia a suspensão do ato que colocou o emedebista na comissão.

Segundo os parlamentares, Renan não poderia ocupar o cargo já que seu filho é governador de Alagoas. Além de Renan, os senadores também apontam Jader Barbalho (MDB-PA), que é um dos suplentes e pai do governador do Pará, Helder Barbalho.

Os parlamentares afirmaram à Corte que a saída de Renan e Jader da CPI garantiria lisura e confiabilidade às investigações da comissão.

“Na administração pública, não basta ser probo. Deve-se demonstrar ser correto. Os tempos modernos exigem dos políticos a máxima transparência dos atos na vida pública. E se existir, mesmo que pequena, a possibilidade de que um componente da CPI da pandemia não investigue profundamente um ato, por que o investigado é seu filho, isso não deve ser evitado”, escreveram na ação apresentada ao STF.

Requisitos

Em sua decisão, Lewandowski argumentou que a Constituição Federal reservou ao Poder Legislativo a tarefa de regulamentar comissões parlamentares de inquérito por meio do regimento interno, seja da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, não cabendo ao Judiciário interferir neste caso. 

“Note-se que a Carta Política não esmiuçou como se deve dar a composição ou a escolha dos integrantes da comissão, nem mesmo para os relevantes encargos de presidente, vice-presidente e relator. Em outras palavras, reservou ao Legislativo a tarefa de regulamentá-la internamente, por meio do seu regimento”, escreveu Lewandowski.

O ministro lembrou que a criação de uma CPI deve cumprir três requisitos básicos: requerimento de um terço no mínimo dos membros da respectiva Casa onde ela poderá ser criada, objeto delimitado e prazo de duração definido na sua criação.

“Diante desse cenário, mesmo em um exame ainda prefacial da matéria, tudo indica cingir-se o ato impugnado nesta ação mandamental a um conflito de interpretação de normas regimentais do Congresso Nacional, o qual, por constituir matéria de cunho interna corporis, escapa à apreciação do Judiciário”, escreveu o ministro.

Ministro Ricardo Lewandowski – Foto: Carlos Humberto/ SCO/ STF

Segunda tentativa

Essa foi a segunda tentativa frustrada de retirar, na Justiça, o senador Renan Calheiros da relatoria da CPI da Covid. Na segunda-feira, o juiz Charles Renaud Frazão Morais, da 2ª Vara Cível do Distrito Federal, atendeu a um pedido da deputada Carla Zambelli (PSL-SP) e impediu provisoriamente o senador de exercer a relatoria caso fosse escolhido.

A decisão, no entanto, foi derrubada na manhã de quarta-feira pelo desembargador Francisco de Assis Betti, vice-presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1).

O magistrado acolheu um recurso apresentado pela Advocacia do Senado.Em sua decisão, Betti escreveu que o juiz de primeira instância violou o princípio da separação dos Poderes ao interferir na autonomia e no exercício das funções do Legislativo e lembrou que a escolha do relator é ato legislativo e não se submete ao controle da Justiça.

Teo Cury e Gabriela Coelho, da CNN, em Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

“Guadalupe confirma sua força no motocross no primeiro dia de provas, com grande público e pilotos de várias regiões”, diz prefeito Jesse James

Por Gleison Fernandes. O Motocross do Trabalhador de Guadalupe teve início na tarde deste sábado, 3 de maio, na pista...

Motocross do Trabalhador é aberto em Guadalupe com duas provas; 12 disputas acontecem neste domingo a partir das 11h

Por Gleison Fernandes – Jornalismo da UCA. O tradicional Motocross do Trabalhador de Guadalupe teve início na tarde deste sábado...

Recusa em devolver PIX recebido por engano pode levar à prisão e pagamento de multa; saiba o que fazer

Mulher no interior da Bahia foi conduzida à delegacia após se recusar a devolver valor recebido por engano via...

Jerumenha inicia II Festival de Negócios com foco na geração de renda e na valorização de produtos locais

Por Gleison Fernandes. O II Festival de Negócios de Jerumenha começou nesta sexta-feira (2), na Praça Artur Passos, reunindo a...
spot_img

Competições esportivas, caminhada, sorteio de brindes e premiação movimentam o Balneário Belém Brasília em Guadalupe em alusão ao Dia do Trabalhador

Por Gleison Fernandes. A manhã deste sábado, 3 de maio, foi marcada por muita animação e espírito esportivo no Balneário...

Acusado de furtar Correios de Elizeu Martins é preso dentro de ônibus

De acordo com a polícia, o foragido vinha da cidade de Barreiras (BA) em um ônibus, quando foi abordado...
spot_img

Posts Recomendados