Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Indústrias migram do Sudeste para o Sul e Nordeste, diz estudo da CNI

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O destaque positivo foi a Bahia. Segundo a CNI, a participação do Estado na indústria de transformação brasileira cresceu 1,5 p.p. O crescimento é fruto de uma maior fabricação de produtos de minerais não metálicos, como cimento, tijolos e vidro; máquinas e materiais elétricos; borracha, material plástico e bebidas.

A indústria brasileira está migrando do Sudeste para as demais regiões do país, sobretudo para o Sul e o Nordeste. É o que diz estudo da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O levantamento da CNI analisou a concentração do PIB industrial entre 2007-2008 e 2017-2018. Nesse período, o Sudeste perdeu 7,6 p.p. (pontos percentuais) no PIB (Produto Interno Bruto) Industrial. Já o Sul ganhou 2,46 p.p. e o Nordeste, 2,06 p.p.. O Norte teve alta de 1,66 p.p. e o Centro-Oeste, de 1,48. p.p. Eis a íntegra do estudo.

Segundo a CNI, a desconcentração ocorre em todos os segmentos industriais –extrativa, transformação, construção e SIUP (Serviços Industriais de Utilidade Pública). Mas o destaque é da indústria de transformação, que responde por 57% da produção industrial brasileira.

SÃO PAULO CAI

Considerando apenas a indústria de transformação, São Paulo foi o Estado que mais perdeu participação no cenário nacional. A queda foi de 5,44 p.p., puxada pelos setores de celulose e papel, produtos de metal, vestuário e acessórios, máquinas e materiais elétricos.

Ainda assim, São Paulo continua sendo o maior produtor industrial do país, com 30,68% de participação. A vantagem é grande para o segundo lugar do ranking: Minas Gerais, com 10,8% de participação.

BAHIA CRESCE

O destaque positivo foi a Bahia. Segundo a CNI, a participação do Estado na indústria de transformação brasileira cresceu 1,5 p.p. O crescimento é fruto de uma maior fabricação de produtos de minerais não metálicos, como cimento, tijolos e vidro; máquinas e materiais elétricos; borracha, material plástico e bebidas.

Rio Grande do Sul (1,23 p.p.), Paraná (1,26 p.p..), Pernambuco (1,30 p.p.) e Mato Grosso do Sul (1,07 p.p.p) tiveram uma alta semelhante à da Bahia na indústria de transformação.

PETRÓLEO CAI

Parte relevante dos Estados que mais caíram no PIB da Indústria têm uma produção intensiva de petróleo: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Segundo a CNI, este é um reflexo da queda no valor adicionado do setor de extração de petróleo e gás natural, já que o preço do barril de petróleo caiu nesse período.

O baque foi significativo, sobretudo, no Rio de Janeiro, que concentra a produção do pré-sal. A participação do Rio na indústria extrativa nacional caiu de 61,8% para 37,3%.

O Estado ainda perdeu participação na indústria de transformação. Por isso, perdeu 4,4 p.p. no PIB Industrial e cedeu às Minas Gerais o posto de segundo maior produtor industrial do país.

Por outro lado, o Pará ganhou relevância na indústria extrativa nacional. Subiu 1,5 p.p. no PIB Industrial do Brasil por causa de uma alta de 300% da indústria extrativa, que foi impulsionada pelo aumento do valor adicionado da extração de minerais metálicos.

CNI ANALISA

Para a CNI, a desconcentração industrial é positiva porque favorece o desenvolvimento de mais Estados brasileiros. “A indústria usualmente paga os melhores salários e fermenta indústrias menores dentro da mesma cadeia produtiva e alavanca os outros setores, como o de serviços”, disse o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

A Confederação afirma, contudo, que cerca de 80% da indústria nacional ainda está no Sul e Sudeste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula não sancionará aumento de deputados e aumenta desgaste

Relação com o Legislativo está estremecida. O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) decidiu que não vai sancionar o...

Secretário Dudu Miranda detalha programação do Cidade Junina que acontece neste final de semana em Guadalupe

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura Municipal de Guadalupe, por meio da Secretaria de Cultura, realizará nos dias 10, 11 e...

Prefeito Jesse James recebe representantes da Águas do Piauí para tratar sobre o abastecimento de água em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã desta segunda-feira, 7 de julho, o prefeito de Guadalupe, Jesse James,...

Professor Elias Neto é reeleito presidente do diretório do PT de Guadalupe

A eleição ocorreu neste domingo e reuniu militantes e lideranças políticas do partido Por Leônidas Amorim - Colunista do Portal...
spot_img

Deputado Marcus Vinícius parabeniza Onofre Carvalho, o novo presidente do diretório do PT de Floriano

"Agora é hora de caminhar juntos, de escutar, dialogar e fortalecer o partido na base, com os pés no...

Justiça do Piauí reduz em mais de 98% processos paralisados há mais de 100 dias

O dado consta no relatório de produtividade referente ao período de janeiro a junho de 2025. A Secretaria Unificada da...
spot_img

Posts Recomendados