Para 50%, Bolsonaro é ruim ou péssimo; 28% dizem ser ótimo ou bom

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Avaliação como “regular” foi de 17% para 19%. Todas as taxas variaram na margem de erro da pesquisa PoderData.

O presidente Jair Bolsonaro é considerado “ótimo” ou “bom” por 28% da população brasileira e “ruim” ou “péssimo” por 50%, de acordo com pesquisa PoderData realizada nesta semana (21-23.jun.2021). As duas taxas variaram negativamente na margem de erro, de 2 pontos percentuais, em relação a duas semanas antes.

Bolsonaro – Foto: Marcos Corrêa/PR

A fatia dos que avaliam o presidente da República como “regular” oscilou de 17% para 19%, também na margem. Os que dizem não saber como responder são 3%; há 15 dias, eram 1%.

As variações indicam um quadro estável. A taxa de avaliação positiva de Bolsonaro tem variado na faixa de 24% a 30% desde o final de março.

Nessas duas semanas em que as taxas oscilaram na margem de erro, o país teve manifestações expressivas a favor e contra a gestão palaciana atual. Em 12 de junho, o presidente participou de um desfile de motos em seu apoio, em São Paulo. No sábado seguinte (19.jun), opositores do governo realizaram protestos em várias cidades pedindo a saída do presidente e a aceleração da vacinação.

O Brasil também atingiu neste período a marca de 500 mil mortes pelo coronavírus. Dados da pandemia indicam que o país ultrapassou a Índia e hoje é o líder na média móvel de mortes diárias pela covid-19.

O resultado desta pesquisa também captou em parte o impacto do episódio de quando o presidente irritou-se com uma jornalista da TV Vanguarda, afiliada da Globo em São Paulo, ao sair de um evento em Guaratinguetá (SP) na 2ª feira (21.jun). Usando palavrões, Bolsonaro tirou a máscara e mandou a repórter Laurene Santos “calar a boca”.

Esta rodada do PoderData marca uma interrupção na curva de avaliação positiva, que vinha apresentando tendência de alta desde o meio de março.

Esta pesquisa foi realizada no período de 21 a 23 de junho de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 445 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

DESTAQUES DEMOGRÁFICOS: AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE BOLSONARO

Os homens (37% desse grupo), os que têm de 45 a 59 anos (36%), os moradores da região Norte (40%) e os que ganham mais de 10 salários mínimos (42%) são os estratos que mais acham Bolsonaro “‘ótimo” ou “bom“.

Já os que mais rejeitam o trabalho presidencial são: mulheres (59%), os moradores da região Nordeste (63%), os com ensino superior (61%) e os que ganham de 5 a 10 salários mínimos (62%).

AVALIAÇÃO DO GOVERNO

Além de perguntar o que os entrevistados acham do trabalho presidencial, o PoderData pede a opinião dos eleitores sobre a avaliação do governo federal. Nesse caso, são 3 alternativas: aprova, desaprova ou não sabe/prefere não responder.

Os resultados dessa rodada mostram que 55% da população desaprovam a gestão do Executivo, enquanto 36% aprovam. Os que não sabem responder são 9%. As taxas tiveram variações dentro da margem de erro em 15 dias.

No gráfico acima, como na avaliação do desempenho pessoal de Bolsonaro, a curva de aprovação interrompeu uma sequência de alta, variando negativamente 2 pontos percentuais.

DESTAQUES DEMOGRÁFICOS: AVALIAÇÃO DO GOVERNO

O gráfico a seguir estratifica o voto de cada entrevistado. O Poder360 destaca:

  • sexo – 47% dos homens aprovam o governo; taxa é de 27% entre as mulheres;
  • escolaridade – 62% dos que têm ensino superior desaprovam o governo; taxa é de 48% entre os que cursaram até o ensino fundamental;
  • região – 66% do Nordeste desaprovam a gestão; 47% no Norte aprovam;
  • renda – 70% dos que ganham de 5 a 10 salários mínimos rejeitam o governo; 54% dos que ganham mais do que isso aprovam.

PESQUISA MAIS FREQUENTE

O PoderData é a única empresa de pesquisas no Brasil que vai a campo a cada 15 dias desde abril de 2020. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre como o brasileiro está reagindo à pandemia de coronavírus.

Num ambiente em que a política vive em tempo real por causa da força da internet e das redes sociais, a conjuntura muda com muita velocidade. No passado, na era analógica, já era recomendado fazer pesquisas com frequência para analisar a aprovação ou desaprovação de algum governo. Agora, no século 21, passou a ser vital a repetição regular de estudos de opinião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados