Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Papa Francisco se recupera bem de cirurgia e deve ficar internado por 7 dias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pontífice precisou ser operado para tratar uma inflamação (diverticulite) no cólon.

O Papa Francisco se recupera bem da cirurgia a que foi submetido neste domingo (4) e deve permanecer internado por sete dias, segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Vaticano.

Francisco foi submetido a uma cirurgia para conter uma diverticulite (inflamação no cólon), que durou três horas, no Hospital A. Gemelli, em Roma.

Ainda segundo o boletim médico “sua Santidade o Papa Francisco está em bom estado geral, alerta e respirando espontaneamente”.

O boletim descreveu que “a cirurgia para estenose diverticular realizada na noite do dia 4 de julho envolveu hemicolectomia esquerda [retirada de parte do intestino grosso] e durou cerca de 3 horas. Espera-se uma internação de cerca de 7 dias, exceto se houver complicações”.

Imagem: Alberto Pizzoli/AFP

A diverticulite surge na maioria dos casos após os 50 anos e está relacionada a fraqueza na parede intestinal e alimentação com poucas fibras, segundo especialistas.

Histórico de comorbidades

No dia 14 de março de 2013, um dia após ter se tornado Papa, o então porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, confirmou que parte de um dos pulmões de Francisco havia sido removida, devido a uma grave pneumonia que o acometeu aos 21 anos.

Em 21 de outubro de 2015, o Vaticano negou rumores sobre um suposto tumor cerebral benigno encontrado no pontífice argentino, conforme publicado pela mídia italiana.

No mesmo ano, com problemas no quadril e dores nas costas, o papa passou a fazer sessões regulares de fisioterapia, relatou à época o porta-voz do Vaticano.

Em Roma, em 2017, o pontífice deu detalhes da operação no pulmão a um jornalista argentino, e também relatou que havia sido submetido a uma cirurgia na vesícula biliar, quando já era superior provincial dos jesuítas.

Ele também relatou um problema cardíaco em 2004 e disse que, como seu pai, foi diagnosticado com esteatose hepática (gordura no fígado), que superou com uma dieta específica que também o fez perder peso.

Francisco também explicou que tem uma estreiteza no espaço intervertebral entre a quarta e a quinta vértebras lombares, e entre esta e o sacro, e que sofre de pés chatos, razão pela qual às vezes é visto andando “como uma galinha choca”.

O pontífice argentino ainda relatou que fez uma cirurgia de catarata em 2019.

*Com informações da Reuters

Camila Neumam*, da CNN, em São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Pesquisa Datafolha mostra que Lula estanca queda de popularidade, mas reprovação ainda supera aprovação

Apesar de avaliação positiva subir 5 pontos, expectativa sobre desempenho futuro não melhora Após ver sua popularidade desabar no começo...

Em Teresina, acusado de aplicar quase R$ 1 milhão em golpes com cheques falsos no Santander é preso

A prisão do acusado foi realizada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). A Polícia Civil do Piauí...

Decisão do TCU sobre controle de bebidas é suspensa pelo STF

Tribunal de Contas mandou voltar sistema, desativado desde 2016 O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta-feira...

PL da Anistia: apenas dois deputados federais do Piauí assinaram o pedido de urgência do projeto

Para que o projeto tramite com urgência no plenário, são necessárias ao menos 257 assinaturas. Dos dez deputados federais eleitos...
spot_img

Campanha da vereadora Tatiana Medeiros usou mais de R$ 1 milhão do tráfico de drogas, diz inquérito

O Piauí TV 2 teve acesso exclusivo ao inquérito policial do caso envolvendo a vereadora Tatiana Medeiros (PSB). O Piauí TV...

Nunes Marques pede vista e suspende julgamento de Palocci no STF

Análise do caso na Segunda Turma permanece empatada em 2 votos a 2 O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal...
spot_img

Posts Recomendados