Papa Francisco se recupera bem de cirurgia e deve ficar internado por 7 dias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pontífice precisou ser operado para tratar uma inflamação (diverticulite) no cólon.

O Papa Francisco se recupera bem da cirurgia a que foi submetido neste domingo (4) e deve permanecer internado por sete dias, segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Vaticano.

Francisco foi submetido a uma cirurgia para conter uma diverticulite (inflamação no cólon), que durou três horas, no Hospital A. Gemelli, em Roma.

Ainda segundo o boletim médico “sua Santidade o Papa Francisco está em bom estado geral, alerta e respirando espontaneamente”.

O boletim descreveu que “a cirurgia para estenose diverticular realizada na noite do dia 4 de julho envolveu hemicolectomia esquerda [retirada de parte do intestino grosso] e durou cerca de 3 horas. Espera-se uma internação de cerca de 7 dias, exceto se houver complicações”.

Imagem: Alberto Pizzoli/AFP

A diverticulite surge na maioria dos casos após os 50 anos e está relacionada a fraqueza na parede intestinal e alimentação com poucas fibras, segundo especialistas.

Histórico de comorbidades

No dia 14 de março de 2013, um dia após ter se tornado Papa, o então porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, confirmou que parte de um dos pulmões de Francisco havia sido removida, devido a uma grave pneumonia que o acometeu aos 21 anos.

Em 21 de outubro de 2015, o Vaticano negou rumores sobre um suposto tumor cerebral benigno encontrado no pontífice argentino, conforme publicado pela mídia italiana.

No mesmo ano, com problemas no quadril e dores nas costas, o papa passou a fazer sessões regulares de fisioterapia, relatou à época o porta-voz do Vaticano.

Em Roma, em 2017, o pontífice deu detalhes da operação no pulmão a um jornalista argentino, e também relatou que havia sido submetido a uma cirurgia na vesícula biliar, quando já era superior provincial dos jesuítas.

Ele também relatou um problema cardíaco em 2004 e disse que, como seu pai, foi diagnosticado com esteatose hepática (gordura no fígado), que superou com uma dieta específica que também o fez perder peso.

Francisco também explicou que tem uma estreiteza no espaço intervertebral entre a quarta e a quinta vértebras lombares, e entre esta e o sacro, e que sofre de pés chatos, razão pela qual às vezes é visto andando “como uma galinha choca”.

O pontífice argentino ainda relatou que fez uma cirurgia de catarata em 2019.

*Com informações da Reuters

Camila Neumam*, da CNN, em São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júnior Nato lidera em todos os cenários, na espontânea, estimulada e tem aprovação de 89,04%, aponta pesquisa realizada em Jerumenha pelo Datamax

O instituto ouviu 301 eleitores no período de 23 a 24 de abril nas zonas rural e urbana do...

Alexandre de Moraes suspende lei que concedia autonomia a clubes de tiro

Ministro atendeu a pedido apresentado pelo PT, que questionou uma lei municipal de Ribeirão Preto (SP). O ministro Alexandre de...

Metrô de Teresina vai funcionar gratuitamente nos fins de semana que antecedem o Dia das Mães

Segundo a empresa que administra o serviço, o horário de funcionamento será das 7h às 13h30. O metrô de Teresina...

Unidades Básicas de Saúde de Floriano recebem novas câmaras frias

A secretária de saúde, Caroline Reis, destacou a importância dos novos equipamentos para o bom funcionamento dos serviços de...
spot_img

Rafael Fonteles sanciona reajuste salarial de 5,35% aos professores

Reajuste é baseado na lei nº 8.316, de 07 de março, e entrou em vigor a partir desse 1º...

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo

Novo status sanitário será submetido à organização internacional O governo federal informou nesta quinta-feira (2) que o Brasil se tornou...
spot_img

Posts Recomendados