Na Casa Civil, Ciro Nogueira tentará reconstruir diálogo de Bolsonaro com Supremo Tribunal Federal

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo aliados do dirigente do centrão, Ciro não pretende fazer grandes mudanças no quadro técnico do ministério.

Com o desgaste na relação com o STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pretende nomear o senador Ciro Nogueira (PP-PI) para o comando da Casa Civil na tentativa de também ter um novo interlocutor do Executivo com o Judiciário.

Senador Ciro Nogueira

Em conversas reservadas, relatadas à CNN, o presidente se queixou de movimentos recentes de ministros do STF, sobretudo contra a proposta do voto impresso auditável, e destacou que a entrada do senador no governo deve abrir um novo canal de diálogo com a Suprema Corte.

A avaliação é a mesma de aliados do senador, segundo os quais, além de ser conhecido por ser um hábil articulador político, Ciro construiu nos últimos anos uma relação de proximidade com ministros do Poder Judiciário, como Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

Além disso, o presidente nacional do PP é considerado um dos padrinhos da indicação de seu conterrâneo Nunes Marques para a vaga de Celso de Mello, em outubro.

Nos últimos meses, assessores presidenciais vinham defendendo a necessidade de Bolsonaro viabilizar um canal de diálogo com o STF. Desde a demissão do general Fernando Azevedo do comando do Ministério da Defesa, em março, o Palácio do Planalto vem tendo dificuldades na relação com a Suprema Corte.

O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, e o advogado-geral da União, André Mendonça, até tentaram uma aproximação, mas ela não foi bem-sucedida, na avaliação de ministros do próprio STF.

Com a dificuldade, o próprio presidente assumiu o papel de interlocutor e se reuniu por duas vezes nos últimos meses com o presidente da Suprema Corte, Luiz Fux. Na última reunião, Fux pediu a Bolsonaro que evitasse criticar publicamente integrantes do STF.

A expectativa é de que o presidente oficialize as mudanças na Esplanada dos Ministérios. Antes de anunciá-las, ele se reunirá com Ciro Nogueira, que foi convidado na semana passada para assumir a Casa Civil.

Bolsonaro e Ciro Nogueira

Em conversas com aliados, Ciro sinalizou que não pretende fazer grandes mudanças no quadro técnico da Casa Civil e que pretende melhorar a interlocução com as demais pastas da Esplanada dos Ministérios.

O senador já havia sido sondado no início do ano para um cargo ministerial. Na época, no entanto, ele recusou. Agora, segundo dois auxiliares presidenciais, ele já respondeu que aceita o convite.

Com informações da CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Edital do Patrimônio Vivo do Piauí está com inscrições abertas até 5 de dezembro

Os mestres e grupos selecionados terão a missão de perpetuar suas tradições, repassando os saberes culturais às futuras gerações. A...

Júlio César diz que aliança com MDB em 2026 ainda não foi discutida

Alinhamento político com MDB para 2026 ainda não está definido, afirma Júlio César. Em meio às articulações políticas que começam...

Como o reposicionamento de Ciro Nogueira pode redefinir o cenário político piauiense para 2026

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A volta de Ciro Nogueira ao governo Lula? Um mestre da articulação política...

Com PP na mira do PT, deputado Júlio César intensifica articulação para o Senado

O PSD trabalha para não correr riscos na indicação de Júlio César na composição majoritária governista Um possível acordo nacional...
spot_img

Parcela única ou 1ª parte do 13º salário devem ser pagas até sexta

Por lei, o prazo para o pagamento do 13º salário é dia 30 de novembro, que neste ano cai...

Três em cada quatro trabalhadores atuam 40 horas por semana ou mais no Brasil

Apesar da média nacional ser de 39,2 horas, muitos trabalhadores excedem isso. No Brasil, aproximadamente 75% dos trabalhadores têm uma...
spot_img

Posts Recomendados