DestaquesNa Casa Civil, Ciro Nogueira tentará reconstruir diálogo de...

Na Casa Civil, Ciro Nogueira tentará reconstruir diálogo de Bolsonaro com Supremo Tribunal Federal

-

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo aliados do dirigente do centrão, Ciro não pretende fazer grandes mudanças no quadro técnico do ministério.

Com o desgaste na relação com o STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pretende nomear o senador Ciro Nogueira (PP-PI) para o comando da Casa Civil na tentativa de também ter um novo interlocutor do Executivo com o Judiciário.

Senador Ciro Nogueira

Em conversas reservadas, relatadas à CNN, o presidente se queixou de movimentos recentes de ministros do STF, sobretudo contra a proposta do voto impresso auditável, e destacou que a entrada do senador no governo deve abrir um novo canal de diálogo com a Suprema Corte.

A avaliação é a mesma de aliados do senador, segundo os quais, além de ser conhecido por ser um hábil articulador político, Ciro construiu nos últimos anos uma relação de proximidade com ministros do Poder Judiciário, como Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

Além disso, o presidente nacional do PP é considerado um dos padrinhos da indicação de seu conterrâneo Nunes Marques para a vaga de Celso de Mello, em outubro.

Nos últimos meses, assessores presidenciais vinham defendendo a necessidade de Bolsonaro viabilizar um canal de diálogo com o STF. Desde a demissão do general Fernando Azevedo do comando do Ministério da Defesa, em março, o Palácio do Planalto vem tendo dificuldades na relação com a Suprema Corte.

O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, e o advogado-geral da União, André Mendonça, até tentaram uma aproximação, mas ela não foi bem-sucedida, na avaliação de ministros do próprio STF.

Com a dificuldade, o próprio presidente assumiu o papel de interlocutor e se reuniu por duas vezes nos últimos meses com o presidente da Suprema Corte, Luiz Fux. Na última reunião, Fux pediu a Bolsonaro que evitasse criticar publicamente integrantes do STF.

A expectativa é de que o presidente oficialize as mudanças na Esplanada dos Ministérios. Antes de anunciá-las, ele se reunirá com Ciro Nogueira, que foi convidado na semana passada para assumir a Casa Civil.

Bolsonaro e Ciro Nogueira

Em conversas com aliados, Ciro sinalizou que não pretende fazer grandes mudanças no quadro técnico da Casa Civil e que pretende melhorar a interlocução com as demais pastas da Esplanada dos Ministérios.

O senador já havia sido sondado no início do ano para um cargo ministerial. Na época, no entanto, ele recusou. Agora, segundo dois auxiliares presidenciais, ele já respondeu que aceita o convite.

Com informações da CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Dr. Pessoa baixa decreto determinando retorno imediato das aulas presenciais em Teresina

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), decretou o retorno imediato das aulas presenciais em todas a rede municipal...

Fiocruz reforça tendência de queda na ocupação de leitos da covid-19

Segundo Boletim Observatório, nenhum estado está na zona crítica. Com exceção do Espírito Santo e do Distrito Federal, onde foi...

Coordenadoria Estadual da Mulher e Prefeitura de Guadalupe informam serviços do Ônibus Lilás, no próximo dia 28

A Secretaria da Mulher e da Diversidade Sexual é parceira do evento, que acontecerá na terça-feira (28), às 8h,...

Campanha de vacinação de animais começa dia 25 de setembro

No Piauí há previsão é de vacinar 502.275 cães de 226.785 gatos. A campanha anual de vacinação antirrábica de 2021...
spot_img

Pré-candidato à presidência da OAB-PI, Dr. Carlos Júnior, foi recebido por advogados durante visita em Guadalupe

O pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – secção Piauí, Dr. Carlos Júnior, esteve nessa última...

Nutricionista explica a importância da alimentação na depressão

Uma alimentação equilibrada e saudável não é apenas benéfica à saúde do corpo. Como aquele antigo ditado já diz,...
spot_img

Posts Recomendados