Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Piauí é o estado que mais investe em energias renováveis e se destaca na produção de energia solar e eólica

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Juntas, essas duas fontes são responsáveis por até 91% da potência energética do Piauí.

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no dia 6 de agosto de 2021, a energia eólica atingiu um novo pico de geração alcançando a marca dos 12.805 MW, que corresponde a 105,9% da demanda da região Nordeste. Além disso, a potência das usinas de energia fotovoltaica instaladas em território piauiense já conferiu ao estado a liderança na capacidade de produção de energia solar no país este ano, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Nesse contexto, o Governo do Piauí, por meio de uma parceria público privada (PPP) contratada pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), está implantando oito miniusinas de energia solar. Além de reduzir os custos do Estado com energia elétrica, as miniusinas vão impactar na geração de emprego e renda nos municípios onde serão construídas.

Um desses municípios é Coivaras, que vai receber uma Miniusina de Energia Solar por meio da concessionária GM Energia. “A partir da luz do sol, levando energia renovável e de qualidade para o Estado, a cidade será beneficiada com a criação de 60 empregos na primeira fase, com uma média salarial de R$ 7 mil”, destaca a superintendente da Suparc, Viviane Moura. Das oito miniusinas da PPP, a GM Energia vai gerir a de Coivaras e mais uma, que irão produzir energia para suprir a demanda da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) do Piauí.

A concessionária Brengerpar vai implantar e operar uma miniusina em Campo Maior e outra em Altos, que serão responsáveis pela geração de energia para a Secretaria de Estado de Administração e Previdência (Seadprev) e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). A terceira concessionária é a Energias Sustentáveis, que está em processo de sondagem dos locais para construções das estruturas.

A PPP de Energias Limpas também abrange as ações do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis do Piauí (Nufperpi), ligado à Universidade Estadual do Piauí (Uespi), para qualificação de mão de obra para manuseio de placas de energia solar. O Nufperpi é um espaço de formação e pesquisas voltado ao desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico em energias renováveis.

“Parabéns à doutora Viviane (Moura) e toda a equipe da Suparc. O projeto de Energia Limpa representa o pioneirismo do Piauí na busca da eficiência e autossuficiência energética no país”, comenta o coordenador do Nufperpi, professor Juan Aguiar Gonçalves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Observatório europeu aponta que junho de 2025 foi o 3º mais quente da história na terra

Mês registrou temperatura 1,30°C acima da média pré-industrial e foi só o terceiro, em dois anos, abaixo do limite...

Ação contra Orlando Crispim é rejeitada e Justiça mantém resultado da eleição em Manoel Emídio

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Justiça da 67ª Zona Eleitoral do Piauí decidiu, nesta terça-feira (08), pela...

Senador Marcelo Castro veta emenda sobre voto impresso

A urna eletrônica vem sendo usada desde 1996 e para o senador, a PL é um retrocesso para a...

Alunos da EJA desenvolvem ações sustentáveis e destacam papel da educação ambiental em Jerumenha

Por Gleison Fernandes. Na noite da última terça-feira, 8 de julho, a Unidade Escolar Vicente Fonseca, em Jerumenha, realizou uma...
spot_img

No Maranhão, prefeito que matou policial militar pede licença para ‘cuidados psiquiátricos’

O prefeito João Vitor Xavier alega que agiu em 'legítima defesa'. O afastamento é pelo período de 125 dias...

Câmara dos deputados proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima

Proposta segue para avaliação no Senado A Câmara dos Deputados aprovou hoje (8) o Projeto de Lei (PL) 6020/23, que...
spot_img

Posts Recomendados