Gilbués no Piauí é um dos principais núcleos de desertificação do Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A cidade foi palco de atividades econômicas que degradaram o solo, como a pecuária, a agricultura e a atividade mineradora, com a exploração de diamantes.

O município de Gilbués, 850 km ao Sul de Teresina, tem uma das maiores áreas de solo degradado do Nordeste e é um dos principais núcleos de desertificação do país. Isso fez com que a região passasse a ser conhecida como o “Deserto de Gilbués”.

Gilbués, Sul do Piauí — Foto: Pedro Santiago/G1

Na região há pouca chuva e em muitos pontos já não se encontra mais cobertura vegetal, devido ao processo de desertificação, fenômeno caracterizado pela transformação (natural ou como resultado de interferência humana) de uma área vegetativa em deserto.

“É a destruição física e química por erosão, está associada a duas casualidades: a fragilidade do clima, quando ele contribuí para desertificação, diminuição da chuva, aumento da temperatura, entre outras coisas, e também às causas humanas”, explicou o climatologista Werton Costa.

O climatologista afirmou que o Piauí é um caso excepcional, que a ciência tenta qualificar se é um exemplo clássico de desertificação ou não, porque o processo em Gilbués é diferente dos processos que ocorrem em outros estados nordestinos.

“As condições de solo são diferenciadas, é uma região de bacia sedimentar, a quantidade de chuva é relativamente maior, mas temos que considerar a atividade humana. A cidade foi palco de atividades econômicas que degradaram o solo, como a pecuária, a agricultura e a atividade mineradora, onde houve exploração de diamantes”, informou.

As ações, do homem e da natureza, são visíveis. Em diversos áreas é possível notar a erosão violenta, que cria voçorocas, crateras enormes com solo sem vegetação que pode ser facilmente alterado por enxurradas.

A previsão é de que a situação se agrave, de acordo com o mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), publicado no início deste mês.

Voçorocas fazem parte da paisagem em Gilbués — Foto: Pedro Santiago/G1

estudo diz que a região terá aumento de temperatura entre 2,3 °C – 2,5 e diminuição de 10 a 20% das chuvas nos próximos anos.

Existem iniciativas para a reconstituição do solo e recomposição da vegetação original, mas ainda não se sabe até que ponto essas ações poderão ajudar a conter o processo. “É preciso criar uma barreira para impedir o avanço do processo de desertificação”, disse Werton Costa.

Uma dessas iniciativas é o Núcleo para Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação, que está parado há cerca de dois anos.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) afirmou que está adquirindo mudas de plantas nativas da região para reativação do núcleo. “Queremos também fazer um trabalho com as comunidades no entorno até o fim deste ano”, disse a secretária Sádia Castro.

Por Lucas Marreiros, G1 PI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Georgiano Neto receberá título de Cidadão Jerumenhense durante sessão solene nesta quarta-feira

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O deputado estadual Georgiano Neto será homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Alexandre de Moraes é eleito ‘herói’ em lista das 25 pessoas mais influentes do mundo

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times,...
spot_img

Posts Recomendados