Ministério Público denuncia Agespisa por irregularidade no abastecimento de água em Uruçuí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A ação foi ajuizada no dia 26 de agosto pelo promotor de Justiça Edgar dos Santos Bandeira Filho.

O Ministério Público do Estado do Piauí ajuizou, no dia 26 de agosto, ação civil pública contra a Agespisa por irregularidade no abastecimento de água aos consumidores de Uruçuí. Na ação, o promotor Edgar dos Santos Bandeira Filho pede condenação no valor de R$ 500 mil por danos morais coletivos.

De acordo com a ação, foi instaurado inquérito civil para investigar irregularidade no abastecimento de água em bairros de Uruçuí após o recebimento de várias denúncias que iniciaram em outubro de 2020, por meio da Ouvidoria do Ministério Público e do telefone funcional da Promotoria.

Foto: MP/PI

A investigação apontou que a constante falta de água está relacionada a problemas estruturais na rede de abastecimento, além de ter ficado constatado desacertos no planejamento e na execução do serviço de fornecimento de água pela Agespisa.

A 2ª Promotoria de Justiça de Uruçuí então buscou junto à empresa, tanto com o escritório local quanto com a assessoria jurídica do órgão, soluções para os problemas enfrentados pelos consumidores; porém, até o momento, sem sucesso.

“Conforme as diligências e apurações, concentradas no Inquérito Civil n° 33/2021 (simp n° 000378-206/2020), a Agespisa busca esquivar-se de suas responsabilidades, alegando circunstâncias alheias às suas atribuições para justificar a péssima prestação do serviço de abastecimento de água, como oscilações na energia elétrica e ligações clandestinas, mas, restou evidente que é a falta de empenho e investimentos da Agespisa que leva à precariedade do abastecimento d´água no Município de Uruçuí”, pontuou o promotor Edgar Bandeira, em um trecho da ação.

O Ministério Público requereu ao Poder Judiciário a concessão de tutela antecipada de urgência, liminarmente, determinando à Agespisa a imediata regularização do fornecimento, em tempo integral, de água aos moradores do município de Uruçuí, realizando os reparos ou executando as obras que forem necessárias. Alternativamente, enquanto não houver o fornecimento regular, o órgão ministerial requereu que a empresa custeie o abastecimento à população por meio de carros-pipa, sempre que houver a descontinuidade do serviço, sob pena de multa.

Por último, o órgão ministerial requer a condenação da Agespisa à compensação por danos morais coletivos, no valor de R$ 500 mil, em favor dos consumidores de Uruçuí.

Outro lado

Procurada pelo GP1 ne domingo (29), a Agespisa informou, por meio de sua assessoria, que não se pronuncia sobre ações do Ministério Público, e que dará as explicações necessárias quando for notificada pela Justiça.

Por Wanessa Gommes/GP1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Gestantes de Guadalupe devem procurar as UBSs a partir de segunda-feira (15) para vacinação contra o VSR, orienta Amanda Souza Miranda

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe informa que o município dará...

Presidente da Câmara de Sebastião Leal busca bonificação de Natal para vereadores através de consulta ao TCE

Consulta enviada ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí sobre o pagamento do benefício não foi reconhecida, e...

Ataque a tiros deixa menina de 12 anos morta e homem ferido em Floriano

Uma menina de 12 anos, identificada como Ester Lourrane de Castro Aquino, morreu após ser atingida por um disparo...

Coren Capacita realiza ação de qualificação em Bertolínia e reúne profissionais da Enfermagem e do Samu

O município de Bertolínia recebeu, na quinta-feira (11), uma ação do Programa Coren Capacita, iniciativa do Conselho Regional de...
spot_img

Deputado Júlio César participa de momento religioso durante festejos da padroeira de Guadalupe

O deputado federal Júlio César participou, na noite da última quinta-feira, 11 de dezembro, do novenário de Nossa Senhora...

Após repercussão nacional com tantas pesquisas eleitorais no Piauí, procurador dá parecer favorável ao Progressistas

Parecer destaca impacto de levantamentos em Teresina e reforça necessidade de fiscalização pública, mesmo fora do período eleitoral Em parecer...
spot_img

Posts Recomendados