Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Estresse eleva risco de hipertensão, AVC e de ataque cardíaco

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Níveis altos de cortisol – também conhecido como o hormônio do estresse – podem ser prejudiciais para a saúde como um todo.

Um novo estudo citado pela CNN, apurou que níveis elevados de estresse podem colocá-lo em risco de desenvolver hipertensão na próxima década.

O aumento progressivo do hormônio do estresse cortisol, aumenta igualmente a possibilidade de sofrer um AVC, ataque cardíaco ou doença cardíaca, refere a pesquisa divulgada no Circulation, o jornal da Associação Americana do Coração (AHA). 

Segundo o cardiologista Glenn Levine, professor de medicina do Baylor College of Medicine em Houston, nos Estados Unidos, trata-se de mais um estudo que reflete a ligação entre a mente e a saúde cardiovascular dos seres humanos. 

“Estresse, depressão, frustração, raiva e uma visão negativa da vida não só nos tornam pessoas infelizes, mas têm um impacto negativo na nossa saúde e longevidade”, explicou Levine, que presidiu a declaração científica da AHA acerca da relação entre o bem-estar mental e as doenças cardíacas.

“Ao desenvolver a declaração da AHA, analisamos todos os dados que pudemos encontrar e concluímos que fatores negativos de saúde psicológica, como estresse, estavam claramente associados a muitos fatores de risco cardiovascular”, destacou o especialista.

O novo estudo acompanhou 412 adultos, entre os 48 e 87 anos que apresentavam uma pressão arterial normal, medindo os níveis dos hormônios na urina em múltiplas ocasiões de 2005 a 2018.

Esses níveis hormonais foram comparados a quaisquer eventos cardiovasculares que possam ter ocorrido, como hipertensão, dores no coração e ataques cardíacos. 

“Pesquisas anteriores concentraram-se na relação entre os níveis do cortisol e hipertensão ou eventos cardiovasculares em pacientes com hipertensão existente. No entanto, faltavam estudos em adultos sem hipertensão”, disse num comunicado o líder do estudo, Dr. Kosuke Inoue, professor assistente de epidemiologia social na Universidade de Kyoto, no Japão. 

No decorrer da pesquisa, explica a CNN, os cientistas avaliaram três hormônios, a norepinefrina, epinefrina e dopamina – responsáveis por regularem o sistema nervoso autônomo e por controlarem funções involuntárias do corpo, nomeadamente a frequência cardíaca, pressão arterial e respiração.

Foram também analisados os índices de cortisol, um hormônio esteroide que é expelido pelo organismo como reação a situações de estresse agudo, como por exemplo de perigo.

Quando o perigo passa, o corpo diminui consequentemente a produção de cortisol, porém se um indivíduo permanece continuamente estressado, os valores de cortisol podem persistir extremamente elevados.

“Norepinefrina, epinefrina, dopamina e cortisol podem aumentar com o estresse de eventos da vida, trabalho, relacionamentos, finanças e muito mais”, disse Inoue.

Duplicar somente os níveis de cortisol, mas não de norepinefrina, epinefrina ou dopamina, foi associado a uma chance 90% superior de experienciar um episódio cardiovascular, constatou o estudo. Sendo que cada vez que os níveis combinados das quatro hormônios do estresse duplicaram, o risco de desenvolver hipertensão subiu de 21% a 31%.

Os investigadores destacaram ainda que preocupantemente o efeito foi mais pronunciado em pessoas com menos de 60 anos. 

“Nesse contexto, os nossos resultados geram a hipótese de que os hormônios do estresse desempenham um papel crítico na patogénese da hipertensão entre a população mais jovem”, disseram os investigadores. 

POR NMBR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí aumenta para 20% ICMS das compras internacionais

A nova alíquota do ICMS, definida pelo Comsefaz, passou a valer a partir de 1º de abril de 2025. O...

Zé Santana é anunciado como novo secretário estadual de Trabalho

A possibilidade de indicação do gestor em um novo cargo no Poder Executivo já circulava nos bastidores, em razão...

Mais 126 cidades do Piauí entram em estado de emergência por causa da seca

Mais 126 cidades do Piauí entraram em estado de emergência por causa da seca. A portaria publicada pelo Ministério...

Decreto do governador obriga servidores terceirizados e efetivos do Piauí a bater ponto a partir de hoje (20)

Lei que institui o controle de ponto na administração pública estadual foi sancionada e publicada. Foi publicado nesta segunda-feira (19)...
spot_img

“Não vou permitir que faça circo no meu tribunal”, diz Alexandre de Moraes

Declaração foi feita pelo magistrado ao advogado do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. O general de Exército Marco Antônio Freire...

A violência contra LGBTQIAPN+ cresce mais de 2.000% em uma década, aponta Atlas da Violência

Mas o relatório alerta que os números podem estar impactados pela subnotificação que existia há 10 anos e que...
spot_img

Posts Recomendados