Saúde & Bem EstarEstresse eleva risco de hipertensão, AVC e de ataque...

Estresse eleva risco de hipertensão, AVC e de ataque cardíaco

-

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Níveis altos de cortisol – também conhecido como o hormônio do estresse – podem ser prejudiciais para a saúde como um todo.

Um novo estudo citado pela CNN, apurou que níveis elevados de estresse podem colocá-lo em risco de desenvolver hipertensão na próxima década.

O aumento progressivo do hormônio do estresse cortisol, aumenta igualmente a possibilidade de sofrer um AVC, ataque cardíaco ou doença cardíaca, refere a pesquisa divulgada no Circulation, o jornal da Associação Americana do Coração (AHA). 

Segundo o cardiologista Glenn Levine, professor de medicina do Baylor College of Medicine em Houston, nos Estados Unidos, trata-se de mais um estudo que reflete a ligação entre a mente e a saúde cardiovascular dos seres humanos. 

“Estresse, depressão, frustração, raiva e uma visão negativa da vida não só nos tornam pessoas infelizes, mas têm um impacto negativo na nossa saúde e longevidade”, explicou Levine, que presidiu a declaração científica da AHA acerca da relação entre o bem-estar mental e as doenças cardíacas.

“Ao desenvolver a declaração da AHA, analisamos todos os dados que pudemos encontrar e concluímos que fatores negativos de saúde psicológica, como estresse, estavam claramente associados a muitos fatores de risco cardiovascular”, destacou o especialista.

O novo estudo acompanhou 412 adultos, entre os 48 e 87 anos que apresentavam uma pressão arterial normal, medindo os níveis dos hormônios na urina em múltiplas ocasiões de 2005 a 2018.

Esses níveis hormonais foram comparados a quaisquer eventos cardiovasculares que possam ter ocorrido, como hipertensão, dores no coração e ataques cardíacos. 

“Pesquisas anteriores concentraram-se na relação entre os níveis do cortisol e hipertensão ou eventos cardiovasculares em pacientes com hipertensão existente. No entanto, faltavam estudos em adultos sem hipertensão”, disse num comunicado o líder do estudo, Dr. Kosuke Inoue, professor assistente de epidemiologia social na Universidade de Kyoto, no Japão. 

No decorrer da pesquisa, explica a CNN, os cientistas avaliaram três hormônios, a norepinefrina, epinefrina e dopamina – responsáveis por regularem o sistema nervoso autônomo e por controlarem funções involuntárias do corpo, nomeadamente a frequência cardíaca, pressão arterial e respiração.

Foram também analisados os índices de cortisol, um hormônio esteroide que é expelido pelo organismo como reação a situações de estresse agudo, como por exemplo de perigo.

Quando o perigo passa, o corpo diminui consequentemente a produção de cortisol, porém se um indivíduo permanece continuamente estressado, os valores de cortisol podem persistir extremamente elevados.

“Norepinefrina, epinefrina, dopamina e cortisol podem aumentar com o estresse de eventos da vida, trabalho, relacionamentos, finanças e muito mais”, disse Inoue.

Duplicar somente os níveis de cortisol, mas não de norepinefrina, epinefrina ou dopamina, foi associado a uma chance 90% superior de experienciar um episódio cardiovascular, constatou o estudo. Sendo que cada vez que os níveis combinados das quatro hormônios do estresse duplicaram, o risco de desenvolver hipertensão subiu de 21% a 31%.

Os investigadores destacaram ainda que preocupantemente o efeito foi mais pronunciado em pessoas com menos de 60 anos. 

“Nesse contexto, os nossos resultados geram a hipótese de que os hormônios do estresse desempenham um papel crítico na patogénese da hipertensão entre a população mais jovem”, disseram os investigadores. 

POR NMBR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Dr. Pessoa baixa decreto determinando retorno imediato das aulas presenciais em Teresina

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), decretou o retorno imediato das aulas presenciais em todas a rede municipal...

Fiocruz reforça tendência de queda na ocupação de leitos da covid-19

Segundo Boletim Observatório, nenhum estado está na zona crítica. Com exceção do Espírito Santo e do Distrito Federal, onde foi...

Coordenadoria Estadual da Mulher e Prefeitura de Guadalupe informam serviços do Ônibus Lilás, no próximo dia 28

A Secretaria da Mulher e da Diversidade Sexual é parceira do evento, que acontecerá na terça-feira (28), às 8h,...

Campanha de vacinação de animais começa dia 25 de setembro

No Piauí há previsão é de vacinar 502.275 cães de 226.785 gatos. A campanha anual de vacinação antirrábica de 2021...
spot_img

Nutricionista explica a importância da alimentação na depressão

Uma alimentação equilibrada e saudável não é apenas benéfica à saúde do corpo. Como aquele antigo ditado já diz,...

Pesquisa Ipec mostra Lula com mais de 20 pontos à frente de Bolsonaro

Em ambos os cenários, Lula tem mais intenções de voto do que todos os outros possíveis candidatos somados. Pesquisa Ipec...
spot_img

Posts Recomendados