Secretaria de Saúde de Floriano passa a ofertar especialidade de endócrino pediatria

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O secretário de saúde de James Rodrigues, visitou na quarta-feira (15), a Unidade de Saúde Alfredo de Carvalho onde acontece os atendimentos da especialidade de Endocrinologia pediátrica. Essa é uma das especialidades ofertadas na regulação do município.

Segundo a médica Juliana Demes, a endocrinologia é a área responsável pelo tratamento de doenças ou transtornos de glândulas endócrinas, as responsáveis por produzirem os hormônios. Na pediatria, o especialista desta área trata de problemas hormonais que podem ocasionar disfunções na fase de crescimento de bebês e crianças.

Médica Juliana Demes eo secretário de saúde James Rodrigues

James Rodrigues, afirma que durante a fase de crescimento da criança, alterações na produção hormonal podem vir a prejudicar o desenvolvimento metabólico do organismo. “O acompanhamento de um endocrinologista pediátrico é fundamental e agora pode ser feito desde o nascimento da criança até o fim da adolescência, mais especificamente até a conclusão da puberdade (por volta dos 20 anos de idade) na rede municipal de saúde.”

Quais os principais problemas atendidos na Endocrinologia?

As doenças que o endócrino pediatra acompanha com mais frequência são: baixa estatura, obesidade, puberdade precoce, diabetes, alterações nos hormônios da tireóide, hipertensão e qualquer doença relacionada a alterações na produção de hormônios e metabolismo dos ossos.

Assim como as doenças apresentadas durante o período neonatal, como hipoglicemia, distúrbios da diferenciação genital e hipotireoidismo congênito (diagnosticado no teste do pezinho).

Alguns sinais e sintomas podem ser avaliados pelos pais, mas principalmente são detectados de forma mais adequada e precocemente pelo pediatra que realiza o acompanhamento da criança.

Dentre dos quais: desaceleração do crescimento, sinais de puberdade antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos em meninos, sobrepeso e obesidade, sintomas compatíveis com diabetes tipo I (emagrecimento, aumento da sede e frequência urinária), fraturas ósseas frequentes, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Austrália é o primeiro país a banir redes sociais para menores de 16 anos

Com nova lei, mais de 1 milhão de perfis de menores no Instagram, TikTok e YouTube serão bloqueadas. O governo...

Lula diz que Bolsonaro ‘tem que pagar por tentativa de golpe’ e avalia vetar redução de pena

Lula decidirá sobre o projeto de lei da dosimetria, mas já reforça que Bolsonaro 'tem que pagar pela tentativa...

Júlio César amplia articulação política e reafirma compromisso com o Piauí em busca do Senado em 2026

Deputado busca superar resistências internas na base governista enquanto Georgiano Neto atua para pacificar aliados e fortalecer o grupo...

Lula diz que Bolsonaro ‘tem que pagar’ por trama golpista e que ainda não decidiu sobre veto à dosimetria

Caso sancionado, projeto de lei pode diminuir uma pena de 7 anos para 2, no caso de Bolsonaro O presidente...
spot_img

“Ninguém vai escolher sozinho”, diz Wellington Dias sobre vice de Rafael Fonteles

O ministro Wellington Dias afirmou, na manhã desta quinta-feira, durante solenidade ao lado do governador Rafael Fonteles, que a...

Profissionais da educação básica no Piauí podem receber novo piso salarial a partir de 2026

Com a aprovação na Câmara, o texto segue agora para análise do Senado. A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto...
spot_img

Posts Recomendados