A vespa é conhecida por diversos nomes, entre os quais marimbondo-caçador, marimbondo-cavalo, vespa-caçadora e caçador-de-aranha. Este último nome se deve a uma prática comum desse inseto: caçar aranhas! E das grandes!
Conheça a vespa cavalo-do-cão (gênero Pepsis)
- Classificação científica: classe dos insetos, ordem dos himenópteros, família Pompilidae, gênero Pepsis.
- Espécies: há 133 espécies conhecidas de vespas Pepsis, sendo uma das mais comuns a Pepsis formosa.
- Onde vive: em diversos pontos das Américas do Sul, Central e do Norte, até o sul dos Estados Unidos.
- Comportamento: levam vida solitária e se alimentam, em geral, do néctar das flores.
- Tamanho: em média, 5 centímetros. A maior espécie é a Pepsis heros, que pode chegar a incríveis 11 centímetros!
- Tamanho do ferrão: 7 milímetros.
A picada de inseto mais dolorosa do mundo!
Não é à toa que essa vespa é conhecida popularmente por este nome pouco amigável: cavalo-do-cão. A picada da bichinha é tão violenta que pode fazer um ser humano literalmente urrar de dor.
Escala Schimidt mede o nível de dor da picada
Quem garante essa potência toda é o especialista em insetos Justin Schmidt do Southwest Biological Institute (SBSC), do estado americano do Arizona. Ele criou uma escala de dor para picadas de insetos que vai de 1 a 4 – sendo 1 menos dolorosa e 4 mais dolorosa. E adivinha qual a pontuação da picada da vespa cavalo-do-cão? Acertou quem respondeu 4!
Se você já gritou alguma vez por ter sido picado por uma abelha, saiba que essa dor não é nada comparada à da Pepsis. Algumas espécies de abelhas têm uma picada nível 1. Alguns tipos de vespas pertencem ao grupo 3. Mas as cavalo-do-cão são ainda mais terríveis. Pertencer ao nível 4 significa que nada é mais dolorido em se tratando de insetos do que receber uma ferroada de uma vespa do gênero Pepsis.
Na classe dos insetos, a única dor comparável a essa é a provocada pela picada da formiga-cabo-verde, também conhecida como tocandira. Mas no caso dessa formiga, que pode ser encontrada na Amazônia, há um agravante: a dor pode durar até 24h.
Como é ser picado por uma vespa cavalo-do-cão
Segundo Schimidt, a picada dessa vespa provoca dor “imediata, intensa e excruciante (extremamente angustiante)”. Ele chega a usar uma comparação para descrever a dor dessa picada: é como se jogassem um secador de cabelos ligado na banheira cheia com você dentro!
A única boa notícia (se é possível falar em “boas notícias” quando se trata de uma ferroada de cavalo-do-cão) é que a dor não dura mais do que 5 minutos.
Qual a potência de seu veneno?
Apesar de promover uma picada dolorida, a cavalo-de-cão não é muito venenosa.
Por exemplo: a toxicidade do veneno de uma espécie como a Pepsis formosa pattoni é de 65 mg/kg. A Pepsis thisbeé apresenta toxicidade de 65 e 120 mg/kg . Esses números indicam a Dose Letal Mediana (DL50): a quantidade de veneno por quilo de massa corporal capaz de matar um ser humano.
Isso significa que, quanto menor a quantidade (em miligrama), mais tóxico será o veneno. E, portanto, mais letal. A título de comparação, a cobra mais venenosa do mundo, a taipan-do-interior (Oxyuranus microlepidotus), apresenta toxicidade de 0,025 mg/kg. Ou seja: o veneno dessa cobra é 2.600 vezes mais potente que o da Pepsis formosa pattoni. .
Além disso, a quantidade de veneno que ela é capaz de inocular é bastante pequena. Portanto, o único inconveniente para um ser humano em ser picado por uma cavalo-do-cão é a dor. E que dor!
Leia também: As cobras mais mortais do mundo são também as mais venenosas?
Por que a cavalo-do-cão caça aranhas?
Basicamente, a vespa cavalo-do-cão caça aranhas para alimentar seus filhotes. Por isso, quem caça é a fêmea, não o macho.
A tática que ela usa é mais ou menos esta. Ela primeiro atrai a aranha para fora de sua toca. Depois, com extrema agilidade, pica a aranha. O efeito do veneno é quase instantâneo, provocando a paralisação da vítima.
O que vem a seguir é bastante curioso, e meio macabro: a vespa arrasta a aranha para dentro de sua própria toca e injeta um ovo dentro do ventre dela. Daí é uma questão de tempo. Quando o ovinho de vespa chocar, a larva já vai nascer dentro de seu próprio alimento, podendo se servir à vontade do presentinho dado pela mamãe.
As aranhas têm de duas a três vezes o tamanho das vespas!
Em inglês, a cavalo-do-cão é conhecida popularmente como tarantula hawks (algo como “falcão-de-tarântula”) devido ao fato dessa vespa ser uma hábil caçadora (tais como os falcões) de grandes aracnídeos (como a tarântula).
Portanto, quando falamos em caçar aranhas, não estamos nos referindo àqueles bichinhos pequeninos que de vez em quando aparecem dentro de casa. Falamos de caranguejeiras, armadeiras e tarântulas, que chegam a ter de duas a três vezes o tamanho da cavalo-do-cão!
Cavalo-do-cão vs aranha armadeira: quem será que leva a melhor?
O Dr Gavin Broad, especialista em vespas do Museu de História Natural de Londres, garante: as aranhas, apesar de maiores, não têm a menor chance. O melhor que elas têm a fazer é fugir ou evitar ao máximo esses encontros fatais.
Veja o que esse inseto aparentemente inofensivo é capaz de fazer com a armadeira, uma das aranhas mais perigosas e venenosas do mundo!
As informações são do hipercultura