CuriosidadesA vespa cavalo-do-cão é um inseto famoso pela sua...

A vespa cavalo-do-cão é um inseto famoso pela sua agressividade e possui a picada mais dolorosa do mundo

-

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A vespa é conhecida por diversos nomes, entre os quais marimbondo-caçador, marimbondo-cavalo, vespa-caçadora e caçador-de-aranha. Este último nome se deve a uma prática comum desse inseto: caçar aranhas! E das grandes!

Conheça a vespa cavalo-do-cão (gênero Pepsis)

  • Classificação científica: classe dos insetos, ordem dos himenópteros, família Pompilidae, gênero Pepsis.
  • Espécies: há 133 espécies conhecidas de vespas Pepsis, sendo uma das mais comuns a Pepsis formosa.
  • Onde vive: em diversos pontos das Américas do Sul, Central e do Norte, até o sul dos Estados Unidos.
  • Comportamento: levam vida solitária e se alimentam, em geral, do néctar das flores.
  • Tamanho: em média, 5 centímetros. A maior espécie é a Pepsis heros, que pode chegar a incríveis 11 centímetros!
  • Tamanho do ferrão: 7 milímetros.

A picada de inseto mais dolorosa do mundo!

Não é à toa que essa vespa é conhecida popularmente por este nome pouco amigável: cavalo-do-cão. A picada da bichinha é tão violenta que pode fazer um ser humano literalmente urrar de dor.

Escala Schimidt mede o nível de dor da picada

Quem garante essa potência toda é o especialista em insetos Justin Schmidt do Southwest Biological Institute (SBSC), do estado americano do Arizona. Ele criou uma escala de dor para picadas de insetos que vai de 1 a 4 – sendo 1 menos dolorosa e 4 mais dolorosa. E adivinha qual a pontuação da picada da vespa cavalo-do-cão? Acertou quem respondeu 4!

Se você já gritou alguma vez por ter sido picado por uma abelha, saiba que essa dor não é nada comparada à da Pepsis. Algumas espécies de abelhas têm uma picada nível 1. Alguns tipos de vespas pertencem ao grupo 3. Mas as cavalo-do-cão são ainda mais terríveis. Pertencer ao nível 4 significa que nada é mais dolorido em se tratando de insetos do que receber uma ferroada de uma vespa do gênero Pepsis.

Na classe dos insetos, a única dor comparável a essa é a provocada pela picada da formiga-cabo-verde, também conhecida como tocandira. Mas no caso dessa formiga, que pode ser encontrada na Amazônia, há um agravante: a dor pode durar até 24h.

Como é ser picado por uma vespa cavalo-do-cão

Segundo Schimidt, a picada dessa vespa provoca dor “imediata, intensa e excruciante (extremamente angustiante)”. Ele chega a usar uma comparação para descrever a dor dessa picada: é como se jogassem um secador de cabelos ligado na banheira cheia com você dentro!

A única boa notícia (se é possível falar em “boas notícias” quando se trata de uma ferroada de cavalo-do-cão) é que a dor não dura mais do que 5 minutos.

Vespa ataca aranha

Qual a potência de seu veneno?

Apesar de promover uma picada dolorida, a cavalo-de-cão não é muito venenosa.

Por exemplo: a toxicidade do veneno de uma espécie como a Pepsis formosa pattoni é de 65 mg/kg. A Pepsis thisbeé apresenta toxicidade de 65 e 120 mg/kg . Esses números indicam a Dose Letal Mediana (DL50): a quantidade de veneno por quilo de massa corporal capaz de matar um ser humano.

Isso significa que, quanto menor a quantidade (em miligrama), mais tóxico será o veneno. E, portanto, mais letal. A título de comparação, a cobra mais venenosa do mundo, a taipan-do-interior (Oxyuranus microlepidotus), apresenta toxicidade de 0,025 mg/kg. Ou seja: o veneno dessa cobra é 2.600 vezes mais potente que o da Pepsis formosa pattoni. .

Além disso, a quantidade de veneno que ela é capaz de inocular é bastante pequena. Portanto, o único inconveniente para um ser humano em ser picado por uma cavalo-do-cão é a dor. E que dor!

Leia também: As cobras mais mortais do mundo são também as mais venenosas?

Por que a cavalo-do-cão caça aranhas?

Basicamente, a vespa cavalo-do-cão caça aranhas para alimentar seus filhotes. Por isso, quem caça é a fêmea, não o macho.

A tática que ela usa é mais ou menos esta. Ela primeiro atrai a aranha para fora de sua toca. Depois, com extrema agilidade, pica a aranha. O efeito do veneno é quase instantâneo, provocando a paralisação da vítima.

O que vem a seguir é bastante curioso, e meio macabro: a vespa arrasta a aranha para dentro de sua própria toca e injeta um ovo dentro do ventre dela. Daí é uma questão de tempo. Quando o ovinho de vespa chocar, a larva já vai nascer dentro de seu próprio alimento, podendo se servir à vontade do presentinho dado pela mamãe.

As aranhas têm de duas a três vezes o tamanho das vespas!

Foto: Thiago Caetano Andrade

Em inglês, a cavalo-do-cão é conhecida popularmente como tarantula hawks (algo como “falcão-de-tarântula”) devido ao fato dessa vespa ser uma hábil caçadora (tais como os falcões) de grandes aracnídeos (como a tarântula).

Portanto, quando falamos em caçar aranhas, não estamos nos referindo àqueles bichinhos pequeninos que de vez em quando aparecem dentro de casa. Falamos de caranguejeiras, armadeiras e tarântulas, que chegam a ter de duas a três vezes o tamanho da cavalo-do-cão!

Cavalo-do-cão vs aranha armadeira: quem será que leva a melhor?

O Dr Gavin Broad, especialista em vespas do Museu de História Natural de Londres, garante: as aranhas, apesar de maiores, não têm a menor chance. O melhor que elas têm a fazer é fugir ou evitar ao máximo esses encontros fatais.

Veja o que esse inseto aparentemente inofensivo é capaz de fazer com a armadeira, uma das aranhas mais perigosas e venenosas do mundo!

As informações são do hipercultura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Em reunião com presidente do Senado sobre ICMS, Wellington Dias defende gasolina a R$ 4,50

Os govenadores apresentaram como alternativa, para reduzir o valor do combustível, a capitalização do fundo de equalização do combustível. O...

Flávio Dino é eleito para a Academia Maranhense de Letras

Flávio Dino vai ocupar a cadeira de número 32 que era ocupada, até 2020, por Sálvio Dino, pai do...

Aliados aconselham Ministro Paulo Guedes a salvar biografia e deixar governo

Agora, a leitura na Economia é de que Guedes deveria utilizar o espaço que terá no Congresso Nacional como...

Professora da Uespi ganha prêmio internacional com pesquisa sobre babaçu

Pesquisa avaliou a atividade antimicrobiana do corante no mesocarpo do babaçu. A professora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual...
spot_img

Quatro escolas da rede municipal de Teresina suspendem aulas presenciais após casos de Covid-19

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que após o retorno das aulas de forma híbrida, os números de...

Ônibus com candidatos do concurso da Funsaúde tomba e deixa quatro mortos e 38 feridos

Passageiros fretaram ônibus do Maranhão com destino a Fortaleza onde fariam a prova da seleção. Pelo menos quatro pessoas morreram e...
spot_img

Posts Recomendados