Wellington defende combustíveis mais baratos, mesmo cobrando o maior imposto do Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Relatório recente da ANP mostrou que a gasolina mais cara do Brasil é no Piauí, uma das causas é a alta carga tributária, 31% vai para os cofres do governo petista.

Em entrevista ao apresentador José Luiz Datena nesta segunda-feira, 11 de outubro, o coordenador do Fórum Nacional dos Governadores, Wellington Dias (PT-PI), defendeu a criação de um fundo de equalização dos combustíveis para que os preços possam ser controlados no Brasil.

Governador Wellington Dias – PT

De acordo com o líder piauiense, a medida foi utilizada até o início da gestão Michel Temer e suaviza as variações do dólar e do petróleo.

Wellington destacou que a medida está sendo estudada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e é defendida pelos governadores e entidades municipalistas.

“Estamos numa defesa, e foi importante na semana passada por duas razões: primeiro, o ministro Paulo Guedes pela primeira vez reconheceu e disse que há um estudo em andamento para voltar a capitalização de equalização do combustível, até 2016 o Brasil sempre teve variação cambial, sempre teve variação no preço do barril do petróleo, porque tinha um impacto menor nos produtos do Brasil? Porque o Brasil não internacionalizava os preços, se o preço subia na Europa o que o Brasil tinha a ver com isso, se o Brasil é autossuficiente em petróleo, então com base numa regra simples, tinha a CIDE que gerava uma receita e ali desse dinheiro você usava uma parte para a manutenção das rodovias, e uma outra parte formava uma poupança para esse fundo de equalização dos combustíveis, dos derivados do petróleo, foi assim até o início do Governo Temer, onde ali houve uma mudança”, disse.

Segundo o líder piauiense, essa é a saída emergencial, até que a reforma tributária seja aprovada no Congresso Nacional. “Estamos assumindo a responsabilidade da defesa da Reforma Tributária que vai além, ela faz reduzir o custo em até 25%. Com o fundo de equalização que se o Ministro fizer para hoje, o resultado já vem amanhã, essa é a saída emergencial”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Georgiano Neto é agraciado com o Título de Cidadão Jerumenhense em reconhecimento ao seu trabalho pelo município

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA O deputado estadual Georgiano Neto foi homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Mesmo condenada por decisão do STF, Câmara dos Deputados rejeita cassação do mandato de Carla Zambelli 

Plenário da Câmara manteve a parlamentar no cargo apesar de sentença da Suprema Corte. Condenada a dez anos de...

Câmara Municipal de Jerumenha é inaugurada em solenidade prestigiada por autoridades

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugurou, na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro,...

Piauí vai receber R$ 2 bilhões para obras na saúde, educação e saneamento

Recursos serão destinados por meio do Novo PAC Seleções e do Fundo de Investimento e Infraestrutura Social (FIIS). O Piauí...
spot_img

Governo descumpre ação movida pelo PP e TJ-PI determina suspenção da cobrança de ICMS sobre energia solar

Decisão do desembargador Sebastião Ribeiro Martins beneficia consumidores piauienses O Tribunal de Justiça do Piauí determinou, nesta terça-feira (9), a...

“Vence a agiotagem”, diz ministro Boulos sobre taxa Selic em 15% ao ano

Esta é a quarta reunião consecutiva que o colegiado mantém a taxa básica de juros no atual patamar. Boulos...
spot_img

Posts Recomendados