Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Wellington Dias descarta congelamento de ICMS dos combustíveis no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“O congelamento dos combustíveis nós, governadores, não podemos fazer”, afirmou o governador.

O governador Wellington Dias disse, nesta quarta-feira (27), que os governadores não podem congelar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis. Segundo ele, a alternativa é a criação do Fundo de Equalização ou até mesmo uma reforma tributária que para Dias não é feita por falta de “coragem” do Congresso Nacional.

Governador do Piauí, Wellington Dias (Marcelo Camago/Agência Brasil)

“O congelamento dos combustíveis nós, governadores, não podemos fazer. A rigor o que estamos trabalhando é uma alternativa à essa proposta da Câmara. Ela, na nossa visão, não resolve”, explicou o governador.

De acordo com Wellington Dias, mesmo se essa proposta tivesse sido aprovada antes, o problema não teria sido resolvido. “Se a gente tivesse aprovado ela 20 dias atrás, de lá para cá teve 7% de aumento, 3,5% de aumento, agora mais um novo aumento. Já teríamos engolido o esforço feito lá atrás, o que mostra que o problema não é relacionado ao ICMS. A alternativa mesmo, que nós governadores estamos sustentando, é a do Fundo de Equalização”, afirmou.

O chefe do executivo estadual piauiense detalhou ainda como seria esse fundo. “O Brasil produz mais petróleo do que a gente consome. Uma parte desse petróleo exportamos. Que tal se na hora de a gente vender para fora esse petróleo a gente ter uma taxação cobrando um tributo na venda do petróleo? Com isso forma-se um Fundo de Equalização dos combustíveis e garante com isso que a gente tenha o preço da gasolina e óleo diesel e mantenha o valor da gasolina no patamar de R$ 4,50, R$ 4,60. Esse é o patamar verdadeiro”, relatou Wellington Dias.

“Quando sobe o preço do combustível você tem uma cobrança sobre o novo preço. O que a gente está dizendo é que é possível estabelecer uma média do ano de 2021 para a partir dali não ter uma subida brusca, também na área do tributo”, completou o governador.

Para Wellington Dias, outra solução é uma reforma tributária que, segundo ele, está sendo rechaçada porque vai atingir os mais ricos. “Reconhecemos que há elevada carga tributária sobre os combustíveis, sobre a energia e o consumo. Qual é a solução? A reforma tributária. Ela que altera a cobrança desse tributo e passa a substituir a tributação sobre lucros e dividendos, que é uma alternativa. Por que não querem isso? Porque é a tributação dos mais ricos. Você tira toda a classe média e a classe baixa e quando vai para tributar os ricos o Congresso Nacional não está tendo a coragem de fazer”, finalizou.

Com informações do GP1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Festival Junino de Jerumenha chega à 3ª edição com apresentações culturais e grande participação popular

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Jerumenha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e com apoio da Secretaria da...

Conheça seis roteiros para visitar no Piauí neste mês de julho

De norte a sul, o Piauí revela destinos que unem natureza e história para todos os turistas. Julho traz o...

Papa Leão XIV adota medida contra abusos sexuais cometidos por membros da igreja

O papa Leão 14 nomeou neste sábado (5) um arcebispo francês como novo líder da comissão do Vaticano sobre...

Mais de 17 milhões de famílias terão conta de luz gratuita, anuncia governo

Benefício atinge inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo; Congresso tem 120 dias para aprovar a...
spot_img

Mais de 200 embarcações participam da 2ª Expedição Náutica no Lago de Boa Esperança, com largada em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Neste sábado, 5 de julho, Guadalupe foi novamente sede de um evento que...

Prefeitura de Teresina proíbe mototáxis com motos acima de 10 anos de fabricação

Um decreto da Prefeitura de Teresina, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (4), altera as regras para circulação de...
spot_img

Posts Recomendados