Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ocupação de leitos de UTI está acima de 80% em dez capitais brasileiras

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ministro da Saúde Marcel Queiroga afirmou que o país está preparado para um aumento da pressão no sistema de saúde.

O Brasil bateu novo recorde de casos de Covid-19 desde o início da pandemia na quarta-feira (26). Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), 224.567 novas infecções foram relatadas nas últimas 24 horas.

Com o crescente número de casos, aumenta também o número de pacientes internados pela doença em todo o país. Levantamento da CNN aponta que dez capitais estão com mais de 80% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados.

Foto: Michael Dantas/AFP

Belo Horizonte (82,1%), Campo Grande (89,7%), Curitiba (85%), Florianópolis (84,3%), Goiânia (95,6%), Macapá (90%), Manaus (82%), Porto Velho (91,7%), Rio Branco (90%) e Vitória (82,7%) são as capitais do país com piores índices de ocupação nesta quinta-feira (27).

Natal (79,7%) e Fortaleza (78.68%) também chamam atenção pelo alto número de pessoas internadas na UTI.

Questionado sobre a onda de casos de Covid-19 no país, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o país país está preparado para um aumento da pressão no sistema de saúde.

“Nós já sabemos o que devemos fazer, a nossa estrutura foi fortalecida. Por exemplo, com o oxigênio que houve crise no passado, [hoje] os nossos hospitais estão mais fortalecidos”, disse em entrevista coletiva nesta quarta.

O ministro reforçou também a importância de avançar com a imunização em todo o Brasil. Segundo o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire, 85% das pessoas que estão com Covid em leito de UTI são as pessoas que não tomaram a vacina.

Situação nos estados

Segundo a CNN, ao menos seis estados brasileiros e o Distrito Federal estão com mais de 80% dos leitos de UTI ocupados.

São eles Pernambuco (82%), Goiás (83,1%), Mato Grosso (87,4%), Rondônia (85,5%), Mato Grosso do Sul (97%) e Piauí (84,2%). O Distrito Federal está com 89% dos leitos de Terapia Intensiva ocupados.

Também chamam a atenção pelos altos índices de ocupação os estados do Amazonas (73,4%), Espíritio Santo (79,7%) Tocantins (77%) e Rio Grande do Sul (79,1%).

Henrique AndradePedro Osorioda CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Niède Guidon será nome de rua em Salvador, na Bahia

Projeto de lei apresentado pelo vereador André Fraga (PV) celebra a trajetória da pesquisadora que transformou a Serra da...

Última etapa da Transcerrados atinge 50% de conclusão e deve ser entregue no início de 2026

A Transcerrados se estende desde o entroncamento da PI-247 (em Sebastião Leal), passando pelo entroncamento da PI-262 (na Serra...

Comandante da PM de Guadalupe alerta: menores continuam pilotando motos e pais serão responsabilizados

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Em entrevista ao Portal Cidade Luz, o comandante da 2ª Companhia do 10º...

Litígio entre Piauí e Ceará segue sem avanço um ano após relatório do Exército ao STF

Documento com cinco propostas foi entregue ao STF em junho de 2024, mas processo segue parado e sem previsão...
spot_img

Marcos Parente dá início aos festejos de sua padroeira com alvorada e bênção do padre Ronaldo Sampaio

Por Gleison Fernandes. Teve início neste domingo, 6 de julho, os tradicionais festejos em honra à padroeira de Marcos Parente,...

Fernando Haddad defende taxação dos super-ricos durante reunião do Brics

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a defender a taxação dos super-ricos. Em discurso neste sábado, durante a...
spot_img

Posts Recomendados