Os pacientes foram encaminhados via Secretaria Municipal de Saúde para realizarem o tratamento ou cirurgia, inicialmente em Floriano, depois em Oeiras e agora em Picos.
A prefeitura de Jerumenha tem garantido acesso à população ao Mutirão de Catarata, com o objetivo de reduzir a quantidade de pessoas que precisam resolver seus problemas na área de oftalmologia, mais de 70 pessoas já foram atendidas. Este mutirão é uma parceria com o Governo do Estado e Secretaria de Estado da Saúde, onde são ofertados consultas, tratamentos e cirurgias.
O secretário Marcos Rocha informou ao Portal Cidade Luz que os primeiros atendimentos foram feitos em Floriano, depois em Oeiras e na manhã desta quinta-feira (27), em Picos. Marcos agradeceu o apoio recebido do prefeito e dos secretários Alessandro Ferraz (Esportes) e Lujan Nato (Juventude), que ajudaram na logística de transporte, acompanhamento e alimentação para os pacientes de Jerumenha.
Por telefone, Júnior Nato disse que a intenção da Administração Municipal é zerar a fila de espera para estas cirurgias. “Será uma transformação muito grande na qualidade de vida destas pessoas. Não estamos medindo esforços para que mais esta necessidade seja atendida”, disse o prefeito.
SOBRE A DOENÇA
A catarata é definida como qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão. As alterações podem levar desde pequenas distorções visuais até a cegueira.