Fórum dos Governadores discute valor dos combustíveis, pandemia e reajuste dos professores

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governador Wellington Dias esteve no evento e defendeu o apoio ao Projeto de Lei para amortizar o preço na bomba de combustível, por meio do Fundo de Estabilização.

Na quinta-feira (03), em reunião do Fórum Nacional dos Governadores no Palácio Buriti, sede do governo do Distrito Federal, os governadores decidiram, por unanimidade, apoiar o Projeto de Lei para amortizar o preço na bomba de combustível, por meio do Fundo de Estabilização. Dentre as pautas discutidas também estiveram o piso nacional dos professores e as medidas de enfrentamento para a nova onda do coronavírus.

O governador do Piauí, Wellington Dias, destacou que a decisão do Fórum é de apoiar o projeto de lei 1472/2021, apresentado pelo senador Jean Paul Prates, que prevê criar um fundo de estabilização do preço do petróleo e já se encontra na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. “O Fundo de Estabilização vai garantir o controle real dos preços e até mesmo a queda nos preços, a partir dos ganhos que se tem dos royalties, exportação de Petróleo, da própria cadeia produtiva do petróleo. Dentre as vantagens está que não impacta nem estados, nem municípios, nem a União e nem o bolso do contribuinte. Por essa razão nós queremos trabalhar juntos para a aprovação no Senado e Câmara e estarmos discutindo esse e outros projetos” disse.

Governador Wellington Dias

O projeto prevê também a determinação de que os preços internos praticados por produtores e importadores tenham como referência as cotações médias do mercado internacional.

Na reunião, o senador Jean Prates, que participou do Fórum dos Governadores, explicou como funciona o pacote legislativo que ele está relatando no Congresso. “No preço de referência, nós estamos instituindo a conta de compensação que garante ao produtor, ao originador de produtos — seja ele uma refinaria, ou um importador — um preço de mercado internacional, preço que tá sendo praticado para eles, hoje, no Brasil, da mesma forma que, para o consumidor final, esse preço não chegaria com o impacto que está chegando hoje, que é o que está doendo. Então, no meio fica um ‘colchão de amortecimento’ alimentado por receitas excepcionalmente auferidas pelo Governo Federal durante, exatamente, esse período de alta e justamente em função do preço alto do petróleo e do dólar”, explicou Prates.

“Esse projeto tem a vantagem de garantir uma fonte que não desequilibra as receitas da União, de estados e municípios, visto que os recursos nascem do próprio problema: o lucro extraordinário decorrente da alta do preço dos combustíveis”, destacou Wellington Dias, após a reunião.

Salário dos professores

Além do valor da gasolina, os governadores trataram sobre a pandemia do novo coronavírus e o reajuste do piso salarial nacional dos profissionais da rede pública da educação básica.

Segundo Wellington Dias, os estados seguirão o piso, mas a preocupação está na receita dos municípios. “Isso na reorganização das receitas e das despesas de cada estado gera dificuldade, mas compreendemos que nesse instante a maior parte dos estados tem condições de implantação. A preocupação mesmo é com os municípios. Há uma tese com base, na própria Constituição, de que sempre que a União, ou outro nível de governo, cria uma despesa e impõe para um nível abaixo, ele tem que fazer a compensação”, explica o governador.

“Vamos somar esforços, principalmente, em relação aos municípios, pois ampla maioria dos estados já tem a decisão de pagar o salário base para professores 40 h, que é o caso do Piauí. No nosso caso vamos pagar até um pouquinho acima, R$ 3.885,00”, declarou Dias.

Medidas para a Pandemia

Na oportunidade, os líderes estaduais também trataram sobre medidas nacionais que devem ser tomadas para conter a pandemia do coronavírus. “ O objetivo é que trabalhando essas medidas de suspensão de eventos, de evitar transmissibilidade, o uso da máscara, da higiene correta das mãos, do controle de aeroportos, do isolamento, de colocar em quarentena pessoas que tiveram contato com pessoas com caso confirmado de Covid-19, garantir que tenha mais trabalho virtual. Tudo isso feito no Brasil inteiro, isso ajuda a conter o que temos hoje: elevados números de casos, de internações e óbitos por isso nós temos que trabalhar, todos juntos, para salvarmos vidas”, finalizou Wellington Dias .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Veículos com mais de 20 anos de uso não vão pagar mais IPVA

Emenda constitucional foi promulgada nesta terça-feira O Congresso Nacional promulgou hoje (9) a Emenda Constitucional 137/25 que isenta veículos com...

Como o refrigerante sem açúcar pode prejudicar sua Dieta e metabolismo

Pesquisa associa consumo de bebidas adoçadas artificialmente à esteatose hepática; especialista explica como a 'compensação calórica' atrapalha a perda...

Pesquisa Ipsos/Ipec revela: 40% consideram governo Lula ruim, enquanto 30% avaliam como bom

Foram realizadas 2.000 entrevistas, entre os dias 4 e 8 de dezembro; a margem de erro é de dois...

Defesa de Jair Bolsonaro pede ao STF autorização para cirurgia e prisão domiciliar humanitária

Segundo os advogados, os médicos estimam que as cirurgias a que Jair Bolsonaro deve submetido demandam "imediata internação hospitalar,...
spot_img

Justiça manda Governo do Piauí e Equatorial suspender cobrança de ICMS sobre energia solar

Decisão reforça determinação anterior e derruba também cobrança da TUSD nas contas de consumidores Os impasses envolvendo a cobrança de...

Senado aprova PEC do Marco Temporal para demarcação de terras indígenas

Texto passará por análise dos deputados O Senado aprovou nesta terça-feira (9) a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48/23 que...
spot_img

Posts Recomendados