Os dados levam em conta os óbitos divulgados pela Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde do Piauí) entre os dias 30 de janeiro e 12 de fevereiro.
De 30 de janeiro a 5 de fevereiro, o Piauí registrou 70 mortes por causa da Covid-19, uma média de 10 óbitos por dia.
Já entre os dias 06 e 12 de fevereiro esse número subiu para 98 mortes. Uma média de 14 por dia. Isso representa um aumento de 40% se comparado com as mortes de 30 de janeiro a 5 de fevereiro.
Os dados são alarmantes e se aproximam do estudo feito pela Fiocruz que fala sobre o pico de óbitos por Covid-19 no Piauí nas próximas semanas.
Segundo o professor Emídio Matos, pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no caso dos óbitos, o pico é para o dia 9 de março e o estudo considera três cenários.
No melhor, com toda a população vacinada com a dose de reforço, a média chega a 16 mortes. Já no pior cenário, considerando a projeção atual, a média é de 20 óbitos.
Com o resultado dessas projeções, Emídio Matos faz um alerta à população sobre o cumprimento do decreto estadual e a importância das medidas de proteção.
Covid-19 no Piauí
De acordo com o boletim divulgado pela Sesapi neste sábado (12), a quantidade de casos confirmados no estado somam 344.237 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 7.389 casos e foram registrados em 224 municípios.