Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Governador Wellington diz que pandemia pode ser encarada como endemia após o Carnaval

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo o governador, a queda de novos casos, internações e mortes por Covid-19 deve levar o estado para estabilidade.

O governador Wellington Dias (PT) disse em entrevista coletiva nesta terça-feira (22) que a Covid-19 no Piauí pode não ser mais encarada com uma pandemia e começará a ser tratada como uma endemia após o período do Carnaval.

Com isso, a doença provocada pelo coronavírus deixará de ser vista como uma emergência de saúde e muitas das restrições — como uso de máscaras e exigência do passaporte vacinal— poderão ser flexibilizadas. Segundo o governador, a queda de novos casos, internações e mortes por Covid-19 deve levar o estado para estabilidade.

Governador Wellington – Foto: Lucas Dias

“No Brasil inteiro, classifica esse momento como ‘estabilidade’, ainda em alta, mas em algumas regiões do Norte e Nordeste já possui queda na transmissibilidade com redução de internações e óbitos. Nesse último ciclo no Piauí, chegamos a uma média quinzenal de 12 obitos. Agora, a gente está em seis. Além disso, temos a ampliação do número de vacinados”, declarou.

Ainda de acordo com governador, além da vacinação, a aprovação de medicamentos da Pfazer contra a Covid-19 pela Anvisa pode auxiliar nesse processo de transição da doença.

“Esse desfecho permite que tenhamos a transição da fase pandemia para fase endemia como já ocorreu em outros países. Com muita responsabilidade e segurança queremos manter regras de restrições ainda para o carnaval, um sacrifício que vale a pena e garante as condições de não ter ambientes para aumentar a transmissibilidade com a chegada de novas variantes, enquanto a gente a avança para esta meta de vacinação”, ressalta.

Dias ressaltou que a perspectiva é que novas medidas sejam anunciadas após o período carnavalesco. “A perspectiva é que já após o carnaval tenhamos medidas para anunciar ao Piauí relacionada a essa transição da fase de pandemia para a fase de endemia. Seguiremos a ciência e ela mesmo reconhece que há uma condição muito grande já partir de março e abril. A gente chama no mundo de uma trégua para o coronavírus poder adotar medidas relacionadas a flexibilização da máscara”.

Sobre o decreto de Carnaval ainda não publicado, o governador comentou que a ideia é manter a restrição de eventos para evitar aglomerações. “A gente mantém a restrição de eventos para evitar a propagação do vírus neste período. O objetivo é não arriscar, não jogar fora o esforço que fizemos até aqui”, finaliza.

As declarações desta terça-feira (22) ocorreram durante a solenidade de lançamento das Comemorações dos 200 anos do Piauí. O evento aconteceu no Palácio de Karnak.

Com informações do portalodia

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

“Desejo sucesso a todos que estão concorrendo às 173 vagas”, diz Jesse James sobre concurso de Guadalupe com 9.167 inscritos

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O concurso público da Prefeitura Municipal de Guadalupe, que oferta 173 vagas para...

Produtores familiares do Piauí exportam algodão orgânico para mercado francês

Cerca de 150 famílias do semiárido piauiense vêm desenvolvendo uma produção diferenciada de algodão orgânico certificado, matéria-prima de tênis...

Estudo descobre que dormir demais aumenta o risco de morte. Saiba porquê

Estudos recentes indicam que dormir mais de nove horas pode ser prejudicial à saúde, aumentando o risco de morte....

Ministro Wellington Dias participa da divulgação do Mapa da Fome no mundo nesta segunda-feira na Etiópia

Publicação da FAO e da ONU apresenta panorama atualizado da insegurança alimentar no mundo; ministro participa do lançamento e...
spot_img

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste, revela Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Segundo o levantamento, a taxa de mortes violentas no estado ficou abaixo da média nacional no ano de 2024. Mais...

Produtores de mel piauienses buscam novos mercados em meio ao tarifaço do presidente americano

O Grupo Sama, um dos maiores exportadores do país, anunciou que está abrindo novas rotas comerciais, especialmente na Europa...
spot_img

Posts Recomendados