Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Chá emagrecedor pode ser causa da morte de Paulinha Abelha; entenda

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Remédios naturais estão entre as causas da rabdomiólise, uma síndrome que pode levar à insuficiência renal.

A causa da morte da cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, ainda não está completamente esclarecida.

Na nota de falecimento, a equipe médica afirmou que a cantora de 43 anos faleceu “em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico” – o que significa que vários órgãos essenciais ao funcionamento do corpo entraram em colapso.

Paulinha Abelha

Durante o período de internação, os problemas aventados foram a falência do sistema renal e a existência de uma “bactéria no cérebro” de Paulinha, mas a relação entre as duas condições não ficou clara. Não se sabe se a bactéria teria levado ao quadro de insuficiência renal ou se o que ocorreu foi o contrário: os danos cerebrais foram provocados pelo problema renal.

Neste domingo (27/2), o jornal O Globo publicou que uma das principais suspeitas da equipe médica que atendeu Paulinha é de que ela estivesse sofrendo de problemas renais por conta do uso abusivo de remédios e/ou chás para emagrecer.

Recentemente, a morte de uma enfermeira em São Paulo que fazia uso de cápsulas chamadas de “50 ervas emagrecedor” acendeu o alerta para os problemas provocados pelo uso indiscriminado de remédios naturais.

A nefrologista Maria Letícia Cascelli, diretora da Clínica de Doenças Renais de Brasília, explica que remédios e chás emagrecedores podem causar rabdomiólise – uma síndrome que começa nos grupos musculares e atinge a corrente sanguínea.

Em um quadro de rabdomiólise, o sangue é inundado por substâncias tóxicas produzidas durante a quebra dos músculos, e o fígado e os rins não dão conta de fazer a “limpeza” necessária. “Esses medicamentos podem gerar intensa quebra muscular e consequente lesão renal severa e não é incomum que vários sejam usados de maneira associada”, detalha Cascelli.

Como recomendação geral, a médica afirma que nenhum remédio deve ser consumido sem orientação médica e que chás devem ser evitados quando outros medicamentos estiverem sendo usados pelo paciente. As pessoas devem estar atentas à cor da urina, que deve ser transparente ou amarelo clara e é uma boa indicadora sobre a saúde do sistema renal.

Fonte: Metrópoles

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semana da Enfermagem tem início em Guadalupe com foco na saúde mental e valorização dos profissionais

Por Gleison Fernandes. Teve início na noite de sexta-feira, 16 de maio, a Semana da Enfermagem promovida pela Prefeitura de...

Conselheiro tutelar é afastado após ser indiciado por importunação sexual contra adolescente no Piauí

Um conselheiro tutelar de Bom Princípio do Piauí, cidade localizada a 288 km de Teresina, foi indiciado pela Polícia...

Ministério da Agricultura detecta gripe aviária no país; entenda o risco

Doença não é transmitida pelo consumo de carnes e ovos, mas contato com aves doentes e mortas deve ser...

Senar Piauí abre inscrições para cursos técnicos gratuitos em Agropecuária e Zootecnia

A metodologia combina 60% da carga horária em ensino a distância e 40% em encontros presenciais obrigatórios e regulares....
spot_img

Nova lei garante atendimento psicológico a responsáveis por pessoas com deficiência em Teresina

A matéria, de autoria do vereador Venâncio Cardoso, foi sancionada no dia 07 de maio pelo prefeito. O prefeito de...

​Freira brasileira diz que foi afastada da Igreja por ser “bonita demais”

Aline Ghammachi perdeu cargo em mosteiro na Itália após denúncias anônimas; 11 freiras deixaram o local após sua remoção. A...
spot_img

Posts Recomendados