Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Brasil concederá vistos humanitários para cidadãos ucranianos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mandatário, porém, reafirmou que país é neutro e disse não ter nada a conversar com presidente da Ucrânia.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (28) que o Brasil irá conceder visto humanitário a cidadãos ucranianos, mas reafirmou neutralidade em relação ao conflito com a Rússia e disse não ter nada a conversar com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky.

“Conversei há pouco com o [ministro das Relações Exteriores] Carlos França. Ele falou que já ia tomar as providências, apesar de ser um feriado -[mas] para nós não tem feriado, a gente está o tempo todo em atividade”, disse Bolsonaro em entrevista ao programa Pingo nos Is, da Jovem Pan, que tem um histórico de relação amistosa e de defesa do presidente e do governo.

“Vamos abrir a possibilidade de ucranianos virem para o Brasil através de um visto humanitário. É a maneira mais fácil de vir para cá”, afirmou, comparando à ação que o governo tomou ano passado com afegãos que fugiram do Talibã. Segundo o presidente, a medida será publicada por meio de uma portaria interministerial.

Bolsonaro, porém, descartou se posicionar contra a Rússia e disse que sanções econômicas afetariam o agronegócio brasileiro, devido à importação de fertilizantes do país comandado por Vladimir Putin.

O presidente brasileiro foi a Moscou em 15 de fevereiro, já em meio à crise de segurança em torno da Ucrânia, e se reuniu com Putin.

“Nós temos uma dependência enorme dos fertilizantes da Rússia”, afirmou. “Se tivesse sanções econômicas [do Brasil contra a Rússia], o nosso agronegócio será seriamente afetado”.

“Temos que ser cautelosos. Não é como alguns querem, que eu dê um soco na mesa e [diga que] ‘o Brasil está desse lado ou daquele lado’ e não se comenta mais nada. O mundo está interdependente, então acredito que essas sanções econômicas dificilmente prosperem. Posso estar equivocado no tocante a isso”, acrescentou.

Bolsonaro disse que “algumas pessoas” querem que ele converse com Zelensky, o presidente da Ucrânia. “Eu, no momento, não tenho o que conversar com ele”, disse. “Estamos tratando de uma das maiores potências bélicas nucleares de um lado [a Rússia]. O outro lado é a Ucrânia, que resolveu abrir mão das suas armas [nucleares] no passado.”

Antes da entrevista de Bolsonaro, o chefe da embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoli Tkach, rebateu as declarações do presidente brasileiro -que disse na véspera que o Brasil deve permanecer neutro no conflito no Leste Europeu- e afirmou que o líder brasileiro está mal informado.

“Talvez seria inte ressante ele conversar com o presidente ucraniano para ver outra posição e ter uma visão mais objetiva. Nós estamos num momento muito delicado, quando estamos decidindo o futuro não só da Ucrânia, mas também da Europa e do mundo”, disse Tkach, durante entrevista coletiva em Brasília.

Para o diplomata ucraniano, falta informação a Bolsonaro. “Ele se pronunciou neutro, então eu acho que ele pode estar mal informado e não saber a situação atual que acontece na Ucrânia”, disse. “Não se trata de apoio à Ucrânia, se trata de apoio aos valores democráticos, ao direito internacional, incluindo os fundamentos como a não violação das fronteiras, o respeito à soberania internacional, do Estado e da integridade territorial”.

Com informações do Folhapress

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Trump fala em “genocídio branco” em encontro com presidente da África do Sul e gera mal-estar

Presidente sul-africano negou acusações e rebateu vídeo exibido por Trump durante reunião na Casa Branca. O presidente dos Estados Unidos,...

Partido Progressista tem contas de 2024 desaprovadas pelo TRE-PI por irregularidades na aplicação de recursos

Por Gleison Fernandes Em sessão judiciária ordinária por videoconferência realizada na tarde desta terça-feira (20/05) o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), a...

Netanyahu anuncia morte de chefe do Hamas: estamos prontos para encerrar guerra

Declaração foi dada nesta quarta-feira (21), durante entrevista coletiva, a primeira concedida pelo premiê israelense desde dezembro. O primeiro-ministro de...

CCJ do Senado aprova texto-base de PEC que extingue reeleição e unifica eleições a partir de 2034

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (21), o texto-base de uma Proposta de Emenda à Constituição...
spot_img

Saiba quem é o padre Patrick Fernandes, que depõe na CPI das Bets

Ministro católico e influenciador com milhões de seguidores critica o impacto das apostas online e promete colaborar com o...

Lula diz a aliados que disputará 2026: “Só perco para mim mesmo”

Interlocutores veem declaração como recado direto ao partido e aos adversários de centro-direita. A sucessão presidencial de 2026 já começa...
spot_img

Posts Recomendados