Conheça os benefícios do óleo de coco para quem faz exercícios físicos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ao contrário de produtos como o azeite de oliva, que demoram carboidratos a serem metabolizados, ou que geram pico glicêmico mas se esgotam rapidamente, gordura do óleo de coco é ótimo para atividades físicas.

Quem faz atividades físicas sabe da importância de ter uma boa fonte de energia para obter o melhor rendimento possível. Isso acontece porque o alimento que ingerimos antes da prática é o combustível que nosso corpo utiliza para a queima metabólica.

Foto: Freepik

Assim, essa ingestão seja atendida não ter o resultado esperado para o exercício da nossa saúde. O ideal, portanto, é algo que seja facilmente utilizado e fornecido energia imediatamente e que seja alimentado imediatamente. E todas essas características são todas no óleo de coco extravirgem.

De acordo com a nutricionista funcional esportiva Ana Paula Karam, por ser uma gordura de cadeia média, o óleo de coco não passa pelo fígado. Isso significa que ele é disponibilizado rapidamente como energia após o consumo.

“Trata-se de uma gordura muito semelhante à encontrada no leite materno. Por esse motivo, o produto é muito usado em cafés energéticos antes de treinos, por exemplo”, revela.

Outra característica importante do composto é que, apesar de fornecer combustível de maneira imediata, essa energia não é consumida de maneira rápida. “Ao contrário dos carboidratos, que ingerir um pico glicêmico e você você algo novamente após 30 minutos de exercício, o óleo de coco leva mais tempo para ser digerido e sustenta a prática por muito mais tempo”, explica o especialista.

Já outros tipos de gordura, como o azeite de oliva, que é de cadeia longa, não trazem essas vantagens. Por contar com uma estrutura molecular maior, seu período de metabolização acaba sendo diferente.

“O azeite não é indicado antes de usar por mais tempo para se transformar em energia. Já o óleo de coco fica disponível para o corpo entre 15 e 30 minutos após a ingestão. Ou seus recursos vão diretamente para a capacidade da atividade física”, completa.

Como consumir?

Para obter benefícios e garantir uma prática saudável, ou seja, a atividade extravirtual é o óleo de coco consumido puro ou adicionado a um café, antes de começar uma atividade.

A pessoa deve ingerir apenas 5g do composto, que é a quantidade mínima para obtermos os efeitos positivos. Depois, uma porção pode ser superior para até 10g, ou equivalente a uma colher de sopa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Testes de sirenes serão realizados em Guadalupe nos dias 5 e 6 de dezembro como parte do plano de segurança da barragem de Boa...

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A barragem de Boa Esperança, localizada em Guadalupe, Piauí, será o foco de...

Presidente da Câmara de Jerumenha prestigia evento de cultura e respeito à consciência negra no povoado Artur Passos

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O vereador Raulys Gama, presidente da Câmara Municipal de Jerumenha, participou de uma...

Expoapi 2024 deve gerar R$ 300 milhões em negócios e atrair 400 mil pessoas

O evento contará com leilões, ações de networking e shows com grandes atrações nacionais e locais, todos com entrada...

Ministro Wellington Dias admite diálogo com ex-aliados e deixa em aberto aliança entre PT e PP

As declarações deixam em aberto as especulações de tratativas para um possível acordo. A reaproximação entre os dois partidos veio...
spot_img

Ministério da Saúde destina mais de R$ 90 milhões para ações do Programa Saúde na Escola

Os repasses serão feitos conforme o desempenho dos municípios nas ações de saúde escolar, incluindo prevenção de obesidade, promoção...

Programa Pé-de-Meia: nova parcela começará a ser paga em 25/11

O benefício será repassado conforme o mês de nascimento dos estudantes O Ministério da Educação (MEC) começará a pagar na segunda-feira,...
spot_img

Posts Recomendados