Conheça os benefícios do óleo de coco para quem faz exercícios físicos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ao contrário de produtos como o azeite de oliva, que demoram carboidratos a serem metabolizados, ou que geram pico glicêmico mas se esgotam rapidamente, gordura do óleo de coco é ótimo para atividades físicas.

Quem faz atividades físicas sabe da importância de ter uma boa fonte de energia para obter o melhor rendimento possível. Isso acontece porque o alimento que ingerimos antes da prática é o combustível que nosso corpo utiliza para a queima metabólica.

Foto: Freepik

Assim, essa ingestão seja atendida não ter o resultado esperado para o exercício da nossa saúde. O ideal, portanto, é algo que seja facilmente utilizado e fornecido energia imediatamente e que seja alimentado imediatamente. E todas essas características são todas no óleo de coco extravirgem.

De acordo com a nutricionista funcional esportiva Ana Paula Karam, por ser uma gordura de cadeia média, o óleo de coco não passa pelo fígado. Isso significa que ele é disponibilizado rapidamente como energia após o consumo.

“Trata-se de uma gordura muito semelhante à encontrada no leite materno. Por esse motivo, o produto é muito usado em cafés energéticos antes de treinos, por exemplo”, revela.

Outra característica importante do composto é que, apesar de fornecer combustível de maneira imediata, essa energia não é consumida de maneira rápida. “Ao contrário dos carboidratos, que ingerir um pico glicêmico e você você algo novamente após 30 minutos de exercício, o óleo de coco leva mais tempo para ser digerido e sustenta a prática por muito mais tempo”, explica o especialista.

Já outros tipos de gordura, como o azeite de oliva, que é de cadeia longa, não trazem essas vantagens. Por contar com uma estrutura molecular maior, seu período de metabolização acaba sendo diferente.

“O azeite não é indicado antes de usar por mais tempo para se transformar em energia. Já o óleo de coco fica disponível para o corpo entre 15 e 30 minutos após a ingestão. Ou seus recursos vão diretamente para a capacidade da atividade física”, completa.

Como consumir?

Para obter benefícios e garantir uma prática saudável, ou seja, a atividade extravirtual é o óleo de coco consumido puro ou adicionado a um café, antes de começar uma atividade.

A pessoa deve ingerir apenas 5g do composto, que é a quantidade mínima para obtermos os efeitos positivos. Depois, uma porção pode ser superior para até 10g, ou equivalente a uma colher de sopa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Dois mil policiais militares reforçam a segurança em centros comerciais do Piauí na Operação Dia das Mães

A PM intensifica o policiamento também, em restaurantes e cemitérios neste domingo (12). A Polícia Militar do Piauí, através do...

Vitamina D: estudo mostra todos os benefícios na redução das cólicas menstruais

Muita gente não sabe, mas a vitamina D também desempenha um papel importante na redução de cólicas menstruais. Para...

Com 444 cidades afetadas, Rio Grande do Sul chega a 136 o número de mortos devido às chuvas

Relatório a Defesa Civil registra ainda 756 feridos e 125 desaparecidos nas enchentes O último boletim de atualização da Defesa...

Bombeiros do Piauí chegam ao Rio Grande do Sul para auxiliar no trabalho aos desabrigados

Militares iniciaram operações de patrulhamento ainda na madrugada deste sábado (11). Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do...
spot_img

Roberto Carlos, doa 200 mil e planeja show para arrecadar fundos para os desabrigados do RS

Artista pretende anunciar os detalhes da apresentação nos próximos dias O cantor Roberto Carlos fez uma doação de R$ 200...

Hepatite A, tétano e gripe: veja vacinas recomendadas por especialistas para quem está no RS

Objetivo é garantir que todos estejam protegidos contra doenças evitáveis por vacinação. Três sociedades médicas divulgaram neste sábado (11) uma...
spot_img

Posts Recomendados