“Não estou satisfeito com reajuste nos combustíveis, mas não vou interferir na Petrobras” diz Bolsonaro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na quinta (10/3), a Petrobras anunciou o aumento de 18,8% na gasolina e de 24,9% no diesel nas refinarias; repasse já chega ao consumidor.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou, neste sábado (12/3), a criticar a política de paridade internacional praticada pela Petrobras e o recente reajuste no preço dos combustíveis, mas afirmou que não vai interferir na estatal.

Bolsonaro

“Eu tenho uma política de não interferir, sabendo das obrigações legais da Petrobras. Para mim, particularmente falando, é um lucro absurdo que a Petrobras tem no momento atípico no mundo. Então, falar que eu estou satisfeito com o reajuste [dos combustíveis], não estou satisfeito com reajuste, mas não vou interferir no mercado”, declarou Bolsonaro, após o “mutirão” de filiações do PL, em Brasília, neste sábado.

Na última quinta-feira (10/3), a Petrobras anunciou o aumento de 18,8% na gasolina e de 24,9% no diesel nas refinarias, além de 16,1% no gás liquefeito de petróleo (GLP). O reajuste começou a valer na sexta-feira (11/3).

Na prática, a política implantada no governo Michel Temer, em 2016, tem como base a definição dos derivados de petróleo no mercado internacional, e depende essencialmente da cotação do barril de petróleo e do câmbio. Assim, com o aumento dos valores internacionais, o preço dos combustíveis também sobe no Brasil.

Mudança na Petrobras

Ao ser questionado sobre uma possível mudança de comando da Petrobras, Bolsonaro disse apenas que todo mundo tem condições de ser demitido, menos ele, como presidente, e Hamilton Mourão, como vice. “Todo mundo tem condições de ser trocado, menos o presidente e o vice-presidente da República”, afirmou.

O presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna, tem sido alvo de críticas de diversos setores por causa dos sucessivos aumento no preço dos combustíveis.

“Eu sou acionista da Petrobras. Então, eu dou meus palpites. Minhas sugestões são diretamente ao presidente [Joaquim Silva e Luna] quando se faz necessário. Mas isso não é interferência. São sugestões apenas. Tem certas coisas que não precisa comentar. Ele não vai ligar para mim para saber se estou satisfeito com o reajuste. Ele sabe o que eu penso e o que qualquer um brasileiro pensa nisso”, afirmou o presidente.

“Agora, o Brasil tem que entender que quem define esse preço não é o presidente da República, é a Petrobras com os seus diretores e o seu conselho. Você perguntou se ele [Silva e Lula] pode ser trocado, qualquer um pode ser trocado menos eu, logicamente, e o vice-presidente da República que tem mandato”, completou.

Com informações do Metrópoles

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...

Tony Salles será a atração principal do Zé Pereira 2026 em Amarante neste sábado(31)

Evento promete movimentar a economia local e celebrar a cultura com shows diversificados e muita animação A cidade de Amarante...
spot_img

Trump declara emergência nacional e aplica tarifas a países que comercializam petróleo com Cuba

Decreto prevê sobretaxa sobre importações de países que vendem ou fornecem petróleo ao governo cubano O presidente dos Estados Unidos,...

Joel Rodrigues ou Margarete, pesquisa vai apontar quem será o candidato da oposição para o cargo de governador

Progressistas apostam na pesquisa para unificar a candidatura e fortalecer a campanha ao Governo do Piauí em 2026 O deputado...
spot_img

Posts Recomendados