O serviço foi implementado na unidade de saúde em 2017.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) segue levando atendimento de ponta para mais próximo dos piauienses. Neste domingo (20), o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, realizou a milésima cirurgia neurológica.
O serviço foi implementado na unidade de saúde, pela Sesapi, em 2017, e proporcionou um atendimento mais ágil aos moradores de Floriano e região. “Desde o início de nossa gestão à frente da Sesapi buscamos descentralizar os serviços de atendimento de alta complexidade. E hoje chegamos à cirurgia número mil no hospital de Floriano, o que nos deixa extremamente contentes em ver nosso povo recebendo atendimento próxima de casa, sem necessidade de se deslocar para a capital Teresina”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
A milésima cirurgia foi realizada para salvar a vida de um paciente de 32 anos, homem, vítima de acidente motociclístico, em São Raimundo Nonato. Ele deu entrada no HRTN com traumatismo crânio encefálico grave secundário a um grande edema cerebral.
“Esta é mais uma das milhares de neurocirurgias que deixaram de ocorrer na capital, diminuindo assim os custos com transporte, reduzindo a lotação dos hospitais de Teresina e o mais importante, salvando vidas e diminuindo sequelas graves, uma vez que a descentralização da saúde permite um atendimento mais precoce aos pacientes. Parabéns à equipe da neurocirurgia e direção do HRTN. Parabéns à Sesapi e ao Governo do Piauí, pelo apoio e investimento na saúde da população”, lembra o médico Cleciton Braga Tavares, responsável pelo setor de neurocirurgia do hospital.
Além do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, a Secretaria de Estado da Saúde também implantou o servidor de neurocirurgia no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, e no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, neste último ainda são realizadas neurocirurgias pediátricas. “Seguiremos trabalhando para que mais hospitais do interior do Piauí possam realizar procedimentos de alta complexidade” disse Florentino Neto.