Dormir bem emagrece: conheça 5 alimentos que melhoram a qualidade do sono

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Alguns alimentos favorecem os hormônios do sono e contribuem para a perda de peso.

Dormir bem emagrece sim. Porém, essa não é exatamente uma notícia dos sonhos. Além de boas noites de descanso, é preciso praticar atividades físicas e ter uma alimentação balanceada, para que o déficit calórico entre em ação e promova a queima de gordura corporal. Acontece que, melhorar a qualidade do sono pode potencializar os efeitos de uma rotina saudável.

É o que aponta um estudo publicado pelo periódico científico Journal of Pineal Research. A pesquisa indicou que a deficiência de melatonina – hormônio produzido pelo corpo para regular o sono – pode diminuir o metabolismo, gerar resistência à insulina e aumentar o apetite. Fatores que contribuem diretamente para o acúmulo de gordura corporal.

Reprodução

Além disso, outros estudos mais antigos também seguem a mesma linha de raciocínio. Uma pesquisa publicada pela revista científica Annals of Internal Medicine, em 2004, por exemplo, já apontava que apenas duas noites mal dormidas eram suficientes para aumentarem os níveis de ghrelina – hormônio que causa fome – e diminuírem a presença de leptina – substância que diminui o apetite. Ou seja, noites ruins podem aumentar a fome durante o dia. Fato que reforça a ideia de que dormir bem emagrece.

Uma boa alternativa para evitar que isso ocorra, além de apostar em hábitos saudáveis, praticar atividades físicas regularmente e manter um acompanhamento médico, é incluir alguns alimentos funcionais na dieta. De acordo com a nutricionista Aline Huguenin, do Grupo Prontobaby, existem ingredientes naturais que podem exercer funções diversas dentro do organismo humano. “Ajudam a proteger o sistema nervoso central e até mesmo a prevenir doenças como o Alzheimer”, conta a especialista.

E, já que dormir bem emagrece, para auxiliar as pessoas que querem melhorar a qualidade do sono, Huguenin separou cinco alimentos que contribuem para noites mais tranquilas. Confira:

Leite e derivados – Fontes de triptofano, cálcio e magnésio, propiciam a produção de hormônios do sono – serotonina e melatonina.

Cereja, banana e kiwi – Também favorecem a síntese de melatonina, além de possuir vitaminas e minerais.

Grão de bico – Fonte de triptofano e vitaminas que atuam na produção de hormônios neurotransmissores, relacionados ao bem-estar e melhor qualidade do sono, como serotonina e dopamina.

Camomila – Tem efeito relaxante, antioxidante e anti-inflamatório, sendo um bom indutor do sono. Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.

Mel – Tem propriedade antioxidante, além de facilitar a produção de serotonina. Não deve ser consumido por crianças menores de um ano.

Sport Life

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Jesse James e Hélvia Almeida divulgam programação de posse para 1º de janeiro em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito eleito de Guadalupe, Jesse James, e sua vice, Hélvia Almeida, anunciaram...

Discussão entre irmãos termina em morte na noite de Natal em Guadalupe, detalha Tenente Morais

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na noite de Natal, por volta das 23h10 do dia 25 de dezembro,...

PMPI comemora o sucesso da 1ª fase da instalação do novo sistema de radiocomunicação; 600 viaturas contam com o novo serviço

Teresina e toda a área litorânea do estado já contam com o serviço. Agora, a corporação se prepara para...

Júnior Nato destaca avanços em Jerumenha e projeta novos desafios para o próximo mandato

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito reeleito de Jerumenha, Júnior Nato, concedeu entrevista ao Portal Cidade Luz,...
spot_img

“Elevação da carga tributária vai melhorar serviços”, diz Secretário de Fazenda do Piauí

A Alepi aprovou o aumento do ICMS do Piauí de 21% para 22,5% O secretário de Fazenda do Piauí, Emílio...

Rádios comunitárias ganham mais tempo para apresentar propostas em 795 municípios do Brasil

O Ministério das Comunicações prorrogou até o dia 14 de março de 2025 o prazo para que fundações e...
spot_img

Posts Recomendados