Comercialização de brinquedos com bórax é proibida por Lei no Piauí

-

- Advertisment -spot_img

Segundo a autora da matéria, deputada Teresa Britto, a utilização dessas substâncias pode provocar efeitos tóxicos para a saúde, seja por meio de inalação, ingestão ou pelo contato com o objeto.

No Piauí passa a valer a Lei nº 7.738/22, de autoria da deputada estadual Teresa Britto, que proíbe a comercialização de brinquedos e acessórios infantis que tenham em sua composição ácido bórico, borato de sódio, tetraborato de sódio ou bórax, sem certificação do órgão ou entidade responsável.

O projeto da parlamentar foi aprovado em dezembro de 2021 durante sessão realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), bem como foi sancionada pelo Governo do Estado.

Teresa Brito (Foto: Jéssica Kamila)

Com a popularização do “slime”, brinquedo de material viscoso que pode ser feito de forma caseira, através de vídeos na internet, a diversão acabou se tornado uma problemática para as crianças e adolescentes, pois Teresa Britto explica que a utilização dessas substâncias pode provocar efeitos tóxicos para a saúde, seja por meio de inalação, ingestão ou pelo contato com o objeto, segundo alerta da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Além disso, a deputada afirmou que a composição também pode ser encontrada em modelar, gelecas, geléias e ceras.

“A geleca ou amoeba até pode ser comprada pronta nas lojas, pois possui selos da Anvisa e de órgãos de controle e de certificação. No entanto, no mercado informal, é o maior perigo, pois são produtos manuseados pelas crianças sem os cuidados necessários. Embora seja aparentemente inofensiva, algumas substâncias podem ser extremamente prejudiciais à saúde”, afirma Teresa Britto.

Diante da vigência da Lei a partir da data de publicação, os estabelecimentos comerciais que descumprirem a medida poderão ter os objetos confiscados, além estar sujeitos a receber uma advertência e multa que pode custar até R$ 50 mil, a depender do porte do empreendimento e a situação da infração cometida.

A deputada destacou ainda que em outros Estados como Pernambuco, Rondônia, Mato Grosso, Bahia e São Paulo, a problemática também é estudada ou já se tornou Lei. A parlamentar também teve outro projeto aprovado que dispõe sobre a obrigatoriedade de distribuidoras e vereadoras de equipamentos de informática instaladas no Piauí a criarem e operarem programas de recolhimento e reciclagem.

A medida também se refere ao descarte adequado dos equipamentos com o objetivo de atenuar o impacto causado ao meio ambiente e que se torna agravante devido a constante substituição dos materiais com o avanço das ferramentas tecnológicas.

Com informações do Viagora

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Dr. Francisco diz que não exigirá fidelidade de prefeitos aliados na reeleição de Ciro Nogueira

Deputado reforça respeito à autonomia dos prefeitos e destaca importância do diálogo na conquista de votosO deputado federal Dr....

Conquista inédita do Brasil nos Jogos de Inverno vira exemplo para negócios

Resultado histórico amplia representatividade da América Latina e impulsiona retorno simbólico para patrocinadora, segundo especialistas.Pela primeira vez em mais...

PT comunica vazamento de dados e alerta filiados sobre possível exposição de informações

Partido informa que até 537 mil registros podem ter sido acessados após falha no Sistema de Filiados.O Diretório Nacional...

Seis mortos após ônibus de trabalhadores rurais tombar em estrada

Pelo menos 45 ocupantes do veículo foram socorridos com ferimentos. Acidente aconteceu no trecho da rodovia entre Ocauçu e...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Pagamento do abono salarial inicia para nascidos em janeiro; 2 milhões recebem nesta segunda (16)

Primeiro lote libera R$ 2,5 bilhões; valor varia conforme meses trabalhados em 2024.Os trabalhadores nascidos em janeiro que ganharam...

Piauí amplia malha aérea e registra crescimento de mais de 500% em voos regionais

Entre os anos de 2023 a 2025 foram entregues ou homologados oito aeroportos no Estado.Entre 2023 e 2025, o...

Site com aulas prontas de acordo com BNCC ajuda professores nas aulas remotas

Conteúdos estão segmentados por matéria em arquivos editáveis.Para auxiliar...

Débora Falabella visita pontos turísticos e elogia “acolhida calorosa” em Teresina

A atriz aproveitou sua passagem por Teresina, onde apresentou...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Você também pode gostar
Recomendado para você