Casos de dengue crescem cerca de 400% em Teresina e saúde investiga mutação de genoma

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Esse aumento nos casos tem sido registrado em vários estados do país, por isso o Ministério da Saúde está analisando a possibilidade de que exista uma variante diferente circulando pelo Brasil.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o médico Gilberto Albuquerque, afirmou nesta segunda-feira (28) que o Ministério da Saúde está investigando se existe alguma nova variante da dengue circulando pelo país, devido o aumento de casos da doença. Somente em Teresina, está sendo registrado um aumento de cerca de 400%.

Casos de dengue em Teresina

Um comparativo realizado pela FMS, em relação as notificações que foram realizadas, apontam um aumento substancial dos casos de dengue. Em 2021 foram 168 casos registrados de 1º de janeiro a 28 de março. Em 2022, no mesmo período, foram 835 casos, um aumento de 397%. No ano passado, nesse período analisado não foram registradas mortes. Já neste ano, ocorreu a morte de uma pessoa.

Esse aumento nos casos tem sido registrado em vários estados do país, por isso o Ministério da Saúde está analisando a possibilidade de que exista uma variante diferente circulando pelo Brasil. Amostras de vários estados, inclusive do Piauí, já foram enviadas para o governo federal saber se realmente existe uma nova forma de dengue no país. Atualmente, a dengue encontrada no estado é do tipo 1 e 2.

“A dengue é uma doença viral, por isso está se investigando através de genoma, se é a mesma dengue, ou se está se circulando uma nova variante”, destacou o presidente da FMS.

Segundo Gilberto Albuquerque, o surto começou em janeiro e está se espalhando para todo o país, principalmente devido ao período chuvoso.

“Nesse período chuvoso a situação tem ficado mais complicada. O estado está tendo chuvas desde outubro e há risco de ovos dos mosquitos Aedes aegypti eclodirem ”, afirmou. Além da dengue, o mosquito é responsável pela transmissão de doenças como zika e chikungunya.

Cuidados

Muitos dos casos de dengue podem ser evitados já que boa parte dos criadouros são localizados nas residências. O mosquito deposita os ovos em recipientes com água parada e os mesmos podem permanecer no local por um ano.

Entre os cuidados necessários estão:

  • Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo; 
  • Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água; 
  • Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas; 
  • Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos. 

Bárbara Rodrigues e Yala Sena
[email protected]

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sede própria da Câmara de Jerumenha será inaugurada na quarta-feira, 10 de dezembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugura, na quarta-feira, 10 de dezembro, sua sede...

Wellington Dias: “SUAS foi decisivo para tirar o Brasil do Mapa da Fome”

Evento celebra 20 anos do SUAS e reúne especialistas, gestores e sociedade civil para debater avanços e desafios da...

Mulheres vão às ruas em todo país para protestar contra o feminicídio

Mobilização nacional foi convocada após crimes recentes Mulheres de diversas cidades brasileiras irão às ruas neste domingo (7) para denunciar...

Cid Gomes contraria Ciro e apoia reeleição de petista ao Governo do Ceará

Cid também classificou como “constrangedora” a aproximação de Ciro com apoiadores do Jair Bolsonaro. O senador Cid Gomes (PSB-CE) anunciou...
spot_img

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...
spot_img

Posts Recomendados