Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Biomédico diz que limão é capaz de levar a um resultado positivo em teste para detecção da Covid-19

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o suco da fruta aplicado a exames que detectam o coronavírus; distorção no resultado também ocorre com outros alimentos ácidos.

Sim, o limão é capaz de levar a um resultado positivo em testes rápidos para detecção da Covid-19. Mas isso não quer dizer que a fruta seria capaz de carregar o vírus causador da doença e muito menos que isso tenha sido um método para inflacionar o número de casos.

Biomédico diz que limão é capaz de levar a um resultado positivo em testes de Covid-19

Foi pedido ao biomédico Sidney Símbolo, responsável pelo Laboratório Lábis, de São Paulo, que replicasse o exame utilizando o suco do limão, ao invés da mucosa humana. O uso do teste foi seguido à risca. Ele passou a haste flexível no limão, misturou com o reagente e pingou as gotas no exame.

O resultado foi o mesmo que o obtido pela mulher no vídeo, os dois traços acesos. Sidney explica que a causa deste resultado fabricado é o PH (escala de acidez) do limão, que é elevado e afeta a funcionalidade do teste.

“O PH de um limão é muito mais elevado que o PH da saliva ou da secreção nasal. Então a fruta é um interferente na funcionalidade do teste”, afirma. O biomédico ressalta também que o teste não foi feito para receber o suco da fruta, sendo um desvio da finalidade do exame.

O mesmo ocorre com outros alimentos ácidos. A agência de checagem inglesa Full Fact realizou o teste com sucos de outras frutas como laranja, uva, morango e kiwi, além de refrigerante de cola, ketchup e até sucos em pó.

Não há nenhum indício, no entanto, que mostre que o consumo de limão ou outros alimentos ácidos interfiram no resultado dos testes.

Esse fenômeno chegou a ser viral no TikTok, vídeos publicados com a tag #fakecovidtest (teste falso de Covid, em tradução livre) se popularizaram em países da Europa. A plataforma tirou todos do ar, por desrespeitarem as diretrizes do aplicativo.

Na Inglaterra, estudantes utilizaram frutas cítricas para fabricar resultados positivos de Covid e assim não precisarem ir a aula, conforme noticiou o The Guardian.

Com informações do R7

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália e deve ser extraditada para o Brasil

Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a...

Carla Zambelli é localizada e presa na Itália, informa Polícia Federal

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália nesta terça-feira (29). A informação foi confirmada pela Polícia...

Guadalupe vai realizar II Jornada Pedagógica no dia 1º de agosto voltada à inclusão e formação docente

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove na próxima sexta-feira, 1º de...

Idoso morre carbonizado em incêndio na zona rural de Castelo do Piauí

Informações preliminares apontam que a vítima ateou fogo em folhas secas no quintal de sua propriedade e as chamas...
spot_img

Governo quer acabar com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para tirar a CNH

Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação atualmente, e outros...

Transporte escolar de Floriano segue indefinido apesar de licitação de R$ 7 milhões

A licitação aberta pela Prefeitura de Floriano para contratação de empresa responsável pelo transporte escolar, no valor superior a...
spot_img

Posts Recomendados